

Santa Terezinha
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR) aprovou nesta quarta-feira (21) o parecer favorável ao Projeto de Lei 5131/2023, que propõe a concessão de seguro-desemprego a agricultores familiares em caso de perdas na produção causadas por fenômenos naturais ou pragas.
O texto, relatado pelo deputado Valdir Cobalchini Pezenti (MDB-SC), altera a Lei nº 7.998/1990, que regula o Programa do Seguro-Desemprego, para incluir os agricultores familiares entre os beneficiários. A medida prevê o pagamento do benefício quando houver comprovação de perda superior a 40% da safra.
Segundo o parecer aprovado, o objetivo é estabelecer uma rede de proteção social para pequenos produtores atingidos por situações climáticas adversas ou ataques de pragas. De acordo com o relator, a renda dos agricultores está diretamente vinculada ao desempenho da lavoura, o que os torna vulneráveis em caso de perdas.
Para ter direito ao benefício, o agricultor deverá atender aos seguintes requisitos:
O benefício será equivalente a um salário mínimo mensal, por um período de até quatro meses, dentro de um ciclo de 12 meses. O auxílio não poderá ser acumulado com outros benefícios assistenciais ou previdenciários contínuos, exceto em casos de pensão por morte, auxílio-acidente e programas constitucionais de transferência de renda.
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Previdência, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A tramitação é em caráter conclusivo, o que dispensa votação em plenário, caso aprovada em todas as comissões.
ÚLTIMAS
Santa Terezinha
Feminicídio
Tempo
Mel catarinense
Brasil
Rio do Campo
Santa Catarina
Tempo
ATENÇÃO
Segurança
Santa Catarina
Deixe seu comentário