
Segurança
Foto: Divulgação / Paulo H.Carvalho / Agência Brasil -
O número de mulheres vítimas de feminicídio em Santa Catarina entre janeiro e setembro de 2023 é o maior registrado no mesmo período dos últimos quatro anos (de 2020 a 2023), de acordo com dados SSP/SC (Secretaria Estadual de Segurança Pública).
Pelo menos 43 mulheres foram vítimas de feminicídio em Santa Catarina nos primeiros nove meses de 2023, mostra o boletim divulgado pelo órgão do governo estadual nesta semana.
São três vítimas a mais que o registrado no mesmo período de 2022, quando 40 mulheres foram assassinadas no Estado no contexto de violência doméstica ou de gênero. Nos anos da pandemia, 2020 e 2021, a SSP contabilizou 39 e 31 vítimas, respectivamente, no mesmo período.
Os índices de feminicídios deste ano estão próximos do registrado em 2019 – ano em que este tipo de crime bateu recorde em Santa Catarina, com 59 vítimas.
O Observatório da Violência Contra a Mulher contabiliza mais de 21 mil medidas protetivas requeridas somente em 2023. É quase o registrado durante todo o último ano, quando 23.308 ordens judiciais do tipo foram solicitadas.
Como denunciar violência doméstica em SC
As vítimas de violências doméstica em Santa Catarina podem procurar a Polícia Civil (pelo Disque Denúncia 181 (aceita denúncia anônima) ou (48) 98844-0011 (WhatsApp/Telegram), tal como a Delegacia de Polícia Virtual da Mulher.
O Conselho Nacional do Ministério Público também tem um canal para recebimento de denúncias relacionadas à violência contra a mulher. Elas podem acessar pelo telefone 610 3315-9476 (WhatsApp) ou email (ouvidoriadasmulheres@cnmp.mp.br).
As vítimas de violência doméstica podem acionar o 190, da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina), para registrar denuncias. A corporação disponibiliza outras canais para o registro de denúncias de maneira segura. Confira:
O governo federal disponibiliza às vítimas o Ligue 180, que recebe denúncias e informações sobre violência doméstica. As mulheres também podem entrar em contato com o serviço pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para o número (61) 9610-0180.
A atendente virtual, chamada Pagu, irá oferecer várias opções automáticas de ajuda. Mas, a qualquer momento uma atendente da central, composta somente por mulheres, poderá ser acionada. O Ligue 180 funciona 24h, todos os dias e em todo o país, sem cobranças para ligações.
Fonte: Felipe Bottamedi / ND+
ÚLTIMAS
Segurança
Economia
Segurança
Segurança
Tempo
Famosos
Alerta de Golpe
Acidente
Acidente
Segurança
Tempo
Vídeo - Santa Terezinha
Deixe seu comentário