Uma análise da Companhia Águas de Joinville indicou a presença de ácido sulfônico acima do aceitável nas águas do rio Cubatão, após o acidente na Serra Dona Francisca na manhã desta segunda-feira (29). Uma das coletas apontou valor duas vezes acima do considerado aceitável.

Segundo a prefeitura de Joinville, o valor aceitável é de até 0,5 mg/L, mas uma análise feita às 14h30 desta segunda-feira indicou nível de 1,09 mg/L do componente químico. A medição foi feita cerca de uma hora após o produto chegar nas proximidades da ETA (Estação de Tratamento de Água) Cubatão.

Na medição realizada às 16h30, porém, a taxa de ácido sulfônico já havia baixado para 0,63 mg/L. De acordo com a prefeitura, ainda não é possível afirmar quando a captação de água poderá ser retomada.

Rio Cubatão abastece maior parte da cidade

O acidente com um caminhão carregado de ácido sulfônico aconteceu no início da manhã desta segunda-feira, e causou o derramamento de uma grande quantidade do produto no rio Cubatão, que abastece a maior parte do município de Joinville.

Por conta do acidente, o abastecimento foi interrompido em mais de 80% da cidade, para evitar que água potencialmente contaminada chegue às casas dos moradores.

Segundo a prefeitura, a água que ainda está disponível nos reservatórios e chega às residências não foi atingida, e está própria para o consumo, porém é necessário realizar o consumo consciente.​