Medida, segundo o presidente dos EUA, busca proteger setores tradicionais da economia americana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (29) que pretende impor uma taxação de 100% sobre filmes estrangeiros. A medida, segundo ele, busca resolver um “problema de longa data e sem fim” enfrentado pela indústria cinematográfica americana.

Além disso, o republicano informou que vai aplicar tarifas adicionais sobre móveis importados, com o objetivo de fortalecer a produção interna.

Justificativa de Trump

O anúncio foi feito na rede social Truth Social. Trump afirmou que setores como o moveleiro e o de cinema perderam competitividade nos últimos anos. Ele destacou que a Carolina do Norte, tradicional polo da indústria de móveis, teria “perdido completamente” sua produção para a China e outros países.

De acordo com ele, tarifas “substanciais” serão impostas contra nações que exportem móveis para os EUA em vez de produzi-los no próprio país. Os detalhes sobre a aplicação das medidas devem ser divulgados em breve.

Críticas ao setor de cinema

Em relação à indústria cinematográfica, Trump disse que o negócio de filmes “foi roubado” por outros países, em um processo que comparou a “tirar doce de criança”.

O presidente também criticou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, chamando-o de “fraco e incompetente” por não proteger a indústria, que historicamente concentra a maior parte da produção em Hollywood.

Segundo Trump, a taxação de 100% busca devolver competitividade ao setor cultural e fortalecer o mercado interno.

Leia também: Adolescente atinge irmão com disparo de espingarda de pressão em SC

Siga-nos no