logo RCN
Tragédia

Cenipa extrai dados das caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo

  • Foto: Divulgação / Força Aérea Brasileira -

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) anunciou neste domingo, 11 de agosto, que conseguiu extrair todo o conteúdo das duas caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa pelo chefe do Cenipa, brigadeiro Marcelo Moreno.

De acordo com Moreno, os dados das caixas-pretas, que registram informações sobre o voo como altitude, velocidade e comunicações na cabine, foram obtidos e validados. Agora, esses dados serão analisados pelos investigadores em Brasília para transformar as informações em dados úteis para a sociedade.

Além da análise das caixas-pretas, o processo de investigação inclui a remoção e análise dos motores da aeronave. Iniciada na última sexta-feira, 9 de agosto, a remoção dos motores está sendo conduzida no Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), em São Paulo. Os motores serão segregados e examinados por um engenheiro qualificado para verificar se estavam em funcionamento durante o impacto.

O Cenipa também recebeu representantes da Agência Francesa de Investigação de Acidentes Aéreos (BEA França), que é responsável pela fabricação da aeronave, e espera a chegada de investigadores da Agência Canadense de Segurança no Transporte (TSB), que fabrica os motores da aeronave.

Detalhes do acidente

O acidente ocorreu na tarde da última sexta-feira, quando um avião de médio porte da companhia Voepass, anteriormente conhecida como Passaredo, caiu em Vinhedo. O voo, que partiu de Cascavel, no Paraná, estava a caminho do Aeroporto Internacional de Guarulhos, com previsão de pouso às 13h50. No entanto, a aeronave perdeu altitude, caiu e explodiu.

O avião, um ATR 72-500 turbohélice, tinha capacidade para até 68 passageiros e contava com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Segundo a Voepass, a companhia está oferecendo suporte aos envolvidos no acidente. Não houve sobreviventes e ninguém no solo foi atingido.

Entre as vítimas estavam quatro catarinenses: Diogo Boeira Ávila, farmacêutico de 42 anos; Paulo Henrique da Silva Alves, engenheiro sanitário de 39 anos; Rafael Fernando dos Santos, servidor do Ministério Público de Santa Catarina, de 41 anos; e Liz Ibba dos Santos, de 3 anos, filha de Rafael.​​​

Propaganda eleitoral começa nesta sexta-feira Anterior

Propaganda eleitoral começa nesta sexta-feira

Governo Federal decreta luto no país pelas vítimas de desastre aéreo em São Paulo Próximo

Governo Federal decreta luto no país pelas vítimas de desastre aéreo em São Paulo

Deixe seu comentário