
-
Foto: Divulgação/DNIT
Notícias do Alto Vale - O projeto executivo do .Contorno Viário Oeste, que prevê a ligação da SC-350, em Aurora, à BR-470, no bairro Barra do Trombudo, em Rio do Sul, está concluído. O custo estimado da obra é de aproximadamente R$ 140 milhões, valor que não contempla despesas com desapropriações, licenças ambientais e outros investimentos adicionais.
Leia Mais: Programa SC Águas financia bolsas para pesquisas sobre gestão hídrica no Alto Vale
A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (28), durante encontro na Prefeitura de Rio do Sul, com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, e do superintendente de Planejamento e Gestão, Alexandre Schaffer. Também participaram lideranças políticas e empresariais, como o prefeito Manoel Pereira, o vice-prefeito Garibaldi Ayroso, o deputado estadual Oscar Gutz, o prefeito de Aurora, Lila Zandonai, além de vereadores e representantes da comunidade.
O contorno terá cerca de 7,8 quilômetros de extensão, ligando a região do Ribeirão Strey, em Aurora, à BR-470, no bairro Barra do Trombudo. O objetivo é aliviar o tráfego intenso no centro de Rio do Sul, especialmente de caminhões pesados que circulam entre as rodovias estaduais e federais.
O projeto prevê a construção de ponte, viaduto e trechos com três pistas, principalmente em áreas de subida. Além disso, o acesso à Barra do Trombudo será redesenhado, criando uma rota alternativa em relação à atual rua Pedro Avelino.
Segundo Jerry Comper, o próximo desafio será sensibilizar o governador Jorginho Mello sobre a relevância da obra para o Alto Vale do Itajaí. “Chegará o momento de discutir formas de viabilizar este investimento. O governador é receptivo a projetos de desenvolvimento, mas o valor é bastante expressivo”, afirmou.
O prefeito Manoel Pereira destacou que apenas uma mobilização conjunta entre lideranças políticas, empresariais e sociais poderá garantir que o projeto avance para licitação. Uma reunião com o governador deve ocorrer em setembro para tratar do assunto.
Estudos da Prosul, empresa responsável pelo planejamento, indicam que até 5,6 mil veículos poderão deixar de circular diariamente pelo centro de Rio do Sul até 2030 com a implantação do contorno viário. Isso reduzirá o fluxo de caminhões entre a BR-470, a SC-350 e a BR-282, melhorando a mobilidade e a segurança viária.
Dados da Prefeitura de Rio do Sul reforçam a necessidade da obra: cerca de mil veículos trafegam todos os dias apenas pela rua Rui Barbosa, no bairro Sumaré, em deslocamentos entre a BR-470 e a SC-350. O alto volume de tráfego tem causado problemas de conservação das vias e maior risco de acidentes.
Fonte: guararemanews
Rio do Sul
Acidente
Trânsito
Infraestrutura
Saúde
Luto
Acidente
Polícia
Acidente Fatal
Acidente
ÚLTIMAS
Famosos
Infraestrutura
Crime
Acidente
Política
Feminicídio
Famosos
Segurança
Tempo
Tempo
PETS
Polêmica
Deixe seu comentário