
-
Foto: freepik
Notícias do Alto Vale - A partir de outubro, o Programa SC Águas deve financiar cerca de 55 bolsistas — entre doutores, mestres, graduados e estudantes de mestrado em recursos hídricos — na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Alto Vale. Eles vão desenvolver estudos voltados à prevenção de enchentes, combate à seca e aprimoramento da gestão hídrica no Estado.
As bolsas fazem parte de um acordo de cooperação entre a Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde e a Udesc Alto Vale. A iniciativa busca ampliar a produção científica e fornecer suporte técnico aos comitês de bacia hidrográfica.
Leia também: Rio do Sul investe em salas de suporte sensorial para educação inclusiva
Investimento garantido até 2028
O convênio prevê um investimento médio anual de R$ 4,25 milhões até 2028, além de R$ 1,6 milhão aplicados pela Udesc em laboratórios e infraestrutura. Esses recursos vão permitir análises mais complexas relacionadas à qualidade da água e garantir melhores condições de trabalho aos bolsistas.
Os estudos financiados devem contemplar diferentes eixos, entre eles:
Apoio técnico aos 16 comitês de bacia hidrográfica;
Pesquisas sobre águas subterrâneas;
Projetos de resiliência hídrica;
Recuperação de matas ciliares;
Educação ambiental.
Segundo João Marcos Bossi Mendonça de Moura, coordenador do ProfÁgua na Udesc Alto Vale, uma das frentes de trabalho será a elaboração de um plano de gestão de secas. O objetivo é identificar setores mais vulneráveis, como a agricultura, e propor medidas de engenharia para garantir segurança hídrica.
Além disso, o acordo prevê capacitações técnicas e ações de extensão junto às comunidades, incentivando práticas como o aproveitamento da água da chuva e a convivência com enchentes de forma mais segura.
Fonte: gcd
Rio do Sul
Acidente
Luto
Segurança
ÚLTIMAS
Crueldade
Internacional
Concurso
Alto Vale
Rio do Sul
ABUSO
Segurança
Tempo
Segurança
Tempo
Sortudos da vez
Segurança
Deixe seu comentário