Notícias do Alto Vale - A partir de outubro, o Programa SC Águas deve financiar cerca de 55 bolsistas — entre doutores, mestres, graduados e estudantes de mestrado em recursos hídricos — na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Alto Vale. Eles vão desenvolver estudos voltados à prevenção de enchentes, combate à seca e aprimoramento da gestão hídrica no Estado.

As bolsas fazem parte de um acordo de cooperação entre a Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde e a Udesc Alto Vale. A iniciativa busca ampliar a produção científica e fornecer suporte técnico aos comitês de bacia hidrográfica.

Leia também: Rio do Sul investe em salas de suporte sensorial para educação inclusiva


Investimento garantido até 2028

O convênio prevê um investimento médio anual de R$ 4,25 milhões até 2028, além de R$ 1,6 milhão aplicados pela Udesc em laboratórios e infraestrutura. Esses recursos vão permitir análises mais complexas relacionadas à qualidade da água e garantir melhores condições de trabalho aos bolsistas.

Áreas de atuação das pesquisas

Os estudos financiados devem contemplar diferentes eixos, entre eles:


​Apoio técnico aos 16 comitês de bacia hidrográfica;

Pesquisas sobre águas subterrâneas;

Projetos de resiliência hídrica;

Recuperação de matas ciliares;

Educação ambiental.

Planos de prevenção e soluções para secas

Segundo João Marcos Bossi Mendonça de Moura, coordenador do ProfÁgua na Udesc Alto Vale, uma das frentes de trabalho será a elaboração de um plano de gestão de secas. O objetivo é identificar setores mais vulneráveis, como a agricultura, e propor medidas de engenharia para garantir segurança hídrica.

Além disso, o acordo prevê capacitações técnicas e ações de extensão junto às comunidades, incentivando práticas como o aproveitamento da água da chuva e a convivência com enchentes de forma mais segura.

Fonte: gcd