logo RCN

Só coincidência?

Vou contar um fato, fato que me deixou - mais uma vez - coçando o queixo e olhando para as paredes... Como disse, esse fato não me é novo, repete-se com uma constância de fazer mesmo coçar o queixo...
Antes de dizer do fato, devo dizer que eu era para ser um beato desses chatos, desagradáveis. Passei toda a minha vida escolar ao meio de muros "maristas", nunca conheci outro tipo de escola, e para terminar me formei na PUC/RS - Pontifícia Universidade "Católica" do Rio Grande do Sul, então, era para eu não ter como escapar... Escapei. Quero dizer com isso que não sou um "beato" ridículo a acreditar em dogmas, profetas e todos esses oportunistas que surgiram por si mesmos ou foram criados por homens espertos visando a vantagens espúrias, tipo as religiosas...
Dito isso, ao fato. Aconteceu semana passada em Porto Alegre, numa igreja muito conhecida por mim, no bairro da Tristeza. Ah, antes de contar do fato, deixe-me ainda dizer que creio, sim, numa Força Superior, todavia, ainda desconhecida por nós, humanos. Mas não se trata de um "ser" a espiar por buracos de fechaduras e a nos cobrar por pecados... A Força em que creio é-me desconhecida mas tenho certeza que ela põe ordem nesta casa chamada de Universo.
E se creio em alguma coisa além disso? Creio na água benta da testa, o suor que produz "milagres", e creio na força do pensamento, bah, se creio na força do pensamento.
O fato que me traz a esta conversa envolveu um padre, padre José, celebrando uma missa. O padre "tinha" 80 anos. Passou os últimos anos dizendo que queria viver 80 anos e morrer "celebrando" uma missa. Semana passada, com 80 anos e no meio de uma missa, caiu fulminado por um infarto. Morreu ali, na hora. E agora? Coincidência com o que ele "desejava"? Não, a força da mente e do "desejo" o liquidaram na hora certa e como ele sempre quis... É por isso, leitora, que fico coçando o queixo, o poder do pensamento é "Deus" dentro de nós. Dentro de nós, eu disse.
Não brinquemos com o poder da palavra e dos pensamentos, nosso inconsciente é tosco, toma tudo por verdade e nos leva ao desejado, ainda que não tenhamos consciência disso. Feliz agora, padre José?

Poder

Claro que o pensamento, por via dos desejos, tem força, mas essa força precisa estar adequada às circunstâncias de cada um de nós e às possibilidades. De nada adianta, leitora, você agora desejar ser a rainha da Inglaterra, nunca vai ser; tampouco o leitor desejar ser Papa, jamais... Nossos sonhos e desejos nos surgem na vida quando "sabemos", consciente ou inconscientemente, que a coisa é possível, posto que muito difícil. Dito de outro modo, é preciso saber ter sonhos e desejos. E o mais, a água benta do suor realiza. 

Verdade

Suzana Vieira disse, dia destes, que - "Gata, graça a Deus! Neste país, a gente tem que ser gata até os 80 anos, senão fica desempregada aos 30"... Tem toda razão. Nas tevês só empregam guriazinhas para ganhar salário mínimo... Mulher de mais experiência eles chamam de velha, depois se queixam da perda de credibilidade e da audiência em queda, pudera! Hoje nos programas só valem "as misturas", a baixa qualidade, o humor chulo, as baixarias. Mas dizem que é porque a audiência é de pessoa iguais... Credo!

Falta dizer

Para eles e elas: - Queres ficar forte, bonito, bonita, atraente, provocar invejas e ter créditos no trabalho? Muito fácil: todos os dias, antes de sair de casa, lê um jornal. Tiro e queda.

Anterior

Ele e nós

Próximo

Abaixo o Império

Deixe seu comentário

Luis Carlos Prates