logo RCN
Fach News por Lucas Fach

Fach News: Novas covas em Rio do Campo e lombadas em Santa Terezinha

Primeira morte por Coronavírus no Alto Vale também foi abordada pelo colunista do JATV

Olá, queridos leitores! O frio começa a dar as caras em Rio do Campo. Confesso que deixei boa parte dos meus casacos em Taió, por imaginar que o frio chegasse só no final de maio ou começo de junho. Todos me diziam que Rio do Campo era mais fria que Taió. Eu dava risada. Hoje, tremo o queixo. Particularmente, prefiro o frio ao calor. Precisamos ir pra Taió buscar mais um cobertor porque um só não estava mais sendo o suficiente. Estou gostando cada vez mais dessa cidade. Só falta esse maldito vírus ir embora pra ver se alguém me convida para um churrasco. Vou fingir que ainda não recebi convite por causa do Corona. Às vezes é boa a "autoilusão". Vamos lá!

******************************

No fim de semana, dei uma passadinha na Feira da Agricultura Familiar de Rio do Campo. Confesso que imaginei um tumulto e até pensei em não ir, pois é a recomendação fugir de aglomero de pessoas. Fui. Quando lá cheguei, fiquei triste. Tinham umas quatro barraquinhas e ninguém comprando. O Centro estava movimentado, mas lá, bem pouco. Pelo menos por perto das 10h. Me disseram que em outras edições dava bastante gente e tinha várias opções de compra. Não foi o que vi. Espero que seja verdade e que esse insucesso tenha sido ou justamente no momento em que fui, ou que passe rápido e que o povo volte a comprar, porque a ideia é boa. Mesmo com o carro de som passando dez vezes anunciando a Feira e incomodando às 8h da manhã de sábado.

******************************

Em ida recente a Santa Terezinha percebi como a cidade está bonita. Apesar dos pesares que o mundo todo está sofrendo, o centro da cidade parece bem cuidado. As obras no Alto Santa Terezinha também dão um ar de prosperidade pra cidade. O que falarei agora pode ser impressão apenas minha, mas creio que não. O que acho que poderia ser modificado na cidade são as lombadas na rua central. Não sei explicar, mas não parecem ter sido bem feitas. Confesso não fazer ideia de quem as fez. Mas são altas e curtas. Estranhas. O impacto no carro ao passar por cada uma delas (que são várias), não é legal. Mas como falei, pode ser que isso tenha sido impressão apenas minha.

******************************

E esse assunto das covas em Rio do Campo? Que loucura! Buscamos informações com as maiores autoridades da cidade e ninguém soube dar explicações concretas. Parece que algumas covas foram abertas no cemitério municipal. Sendo que na cidade, a média de óbito é de uma ou duas por mês, isso está intrigando a população. Uns dizem que "todo mundo vai morrer" devido ao Coronavírus. Principalmente após a primeira morte pela doença no Alto Vale (depois falamos mais disso). Eu confesso que não creio nessa tese. Mas a abertura de tantas covas sem a devida explicação, ficou estranhíssimo. Cabe a quem mandou abrir dar as devidas explicações ao povo para evitar esse stress na população.

******************************

Primeira morte por Coronavírus no Alto Vale foi de Pouso Redondo. Internado no Hospital Regional de Rio do Sul, o homem de meia idade tinha câncer. Segundo o que soube, estava num estado bem complicado dessa doença. De fato, foi diagnosticado com Covid-19. Não vou entrar no mérito sobre qual foi o motivo da sua morte, até em respeito aos profissionais que atestaram a causa do óbito e também em respeito aos familiares. Mas nas redes sociais, a população não está concordando com isso. De repente, o Corona pode ter piorado a situação do homem. Mas se aqui esse óbito por Coronavírus é discutível, em outra cidade de SC, um jovem provou que sua mãe morreu por outras doenças que não essa, esses números de óbitos no estado e no Brasil são no mínimo, discutíveis. É uma doença perigosa, causa óbito sim, mas devemos tratar com a devida transparência e responsabilidade.

******************************

Dessa forma a gente encerra mais um espaço semanal. Lembrando sempre que são apenas opiniões que dou sobre diversos temas. Alguns deles, você concorda e outros, não. Isso é normal. Se concordar com aquilo que disse de me convidar pra um churrasco quando tudo isso passar, pra mim é o suficiente. Obrigado pela leitura e pela paciência de acompanhar o espaço desse nobre loiro calvo. Semana que vem tem mais. Aliás, parabéns desde já aos trabalhadores pelo seu dia. Tem mais feriado nessa semana. A homenagem ao trabalhador será dar mais um feriado (logo após o Tiradentes) ou o deixar trabalhar? Fechar comércio em muitas cidades pelo feriado de Tiradentes após essa recessão comercial, eu ainda não entendi.

Anterior

Fach News: Taió tem novo pré-candidato a prefeito

Próximo

Fach News: Casamento, vândalos na região e Gusttavo Lima

Deixe seu comentário