Caminhão furtado é encontrado em processo de desmanche às margens da BR-470 |
Confira a opinião do colunista Lucas Fach do JATV
Olá, queridos leitores! Hoje vou "economizar palavras" nessa chamada inicial para falar um pouco sobre as eleições nas cidades da nossa região. Os dedos estavam coçando para chegar esse momento. Antes, gostaria de agradecer às milhares de pessoas que acompanharam por algum instante as três horas de apuração dos votos ao vivo no Facebook do JATV. Aliás, que mancada do TSE divulgar os números só 23h. Mas isso deixamos para outra hora. Vamos lá!
******************************
Taió
Deu a lógica. Todo mundo sabe que o MDB tem pelo menos 3.500 votos em Taió. Em uma eleição com cinco candidatos, era um tanto óbvio que o partido venceria. Horst Alexandre Purnhagen (MDB) e Emerson Grunfeldt (Republicanos) são homens honestos, aos quais coloco a minha mão no fogo por esse adjetivo e fizeram 3.909 votos. Os opositores pareciam não querer vencer o pleito. O PT de Cassiano foi para participar. Os "desprezados" PSDB e PP se uniram, sem ter qualquer tipo de envolvimento nos últimos quatro anos e apresentaram Elisete El Golli e Gladimir Trentini de última hora. Tiago (Podemos) e Jaci (PSL) não tinham estrutura para uma campanha como essas. Enquanto Nerlize Sandri (PSD) precisou se dividir entre a preocupação com o estado de saúde do seu marido Adinei, e a campanha. Capilé, seu vice, ainda deverá concorrer em outras eleições. Parabéns ao Alexandre e ao Emerson pela vitória. Sem dúvidas, venceram os melhores, mais preparados e mais afinados.
******************************
Rio do Campo
Com duas eleições vencidas de forma consecutiva, o atual governo caminhava para a terceira. Porém, não contavam com uma dupla que conseguiu cativar o coração dos riocampenses. Nas redes sociais, foi uma "surra" de interação que a dupla do 55 deu na dupla do 17. Quem quiser comprovar, é só acessar. Nas ruas, aos poucos, foram vistos mais carros adesivados da dupla campeã. Esperava-se um resultado mais apertado do que os quase 500 de diferença. Isso não tira a qualidade do Alemão Contezini, nem do Nienkotter. Porém, Vidal Balak e Acacio Mees fizeram por merecer essa vitória. Aliás, pelo perfil deles, tem tudo para ser uma grande administração. Parabéns especial também ao Tafinha, grande guerreiro dessa campanha.
******************************
Santa Terezinha
A diferença foi de um voto. Mas a atual prefeita Valquíria precisaria dois a mais para vencer, pois em caso de empate, o candidato com mais idade vence. Por mais que a coligação PSD e PT tenha se esforçado, com certeza teriam visitando mais uma ou duas casas, caso imaginassem um resultado desses. Bom para Genir e Israel que comandarão a prefeitura a partir do ano que vem. Como a diferença foi mínima, é difícil dizer se as pesquisas feitas por ambos os lados estavam certas ou erradas. Porém, o instituto que deu a chapa de Alóis e Toninho na liderança, sendo que tiveram menos de 10% dos votos, precisa rever o seu método de pesquisa. Parabéns ao Genir e ao Israel. Uma dupla promissora.
******************************
Salete
Também deu a lógica. Enquanto a coligação vencedora se estruturou para a eleição, a chapa adversária resolveu se fundir de última hora, anunciar o vice aos 45 do segundo tempo e trocar o vice na prorrogação. Começou errado e terminou pior ainda. Resultado: mais de 700 votos de vantagem (fora o baile). Chica e Tadeu possuem perfis visionários. A prefeita fez um primeiro mandato extraordinário, e tem tudo para repetir o desempenho agora com um vice que deverá ser ainda mais presente. Destaque para os 424 do futuro vereador Odair José Ferreira, o mais votado. Nome que você certamente ouvirá bastante nos próximos anos. Parabéns ao PL, e em especial a uma das melhores (se não a melhor) prefeita do Alto Vale, a Chica.
******************************
Mirim Doce
Em 1996, Heinz Hermann Martin Haake fez 1.172 votos e foi o prefeito mais votado da história de Mirim Doce. Até chegar o Tio Bê e o Jian em 2020 que fizeram 1.198 votos, "goleando" a ex-prefeita Maria que fez 883. A renovação é necessária. O PMDB/MDB só não governou o município no mandato de Henrique Peron. Agora, outro Peron será o prefeito, o Bernardo. Conheço ele e o Jian e sei do preparo dessa dupla. A persistência do Tio Bê fez a diferença. Dois grandes homens para governar essa pequena grande cidade.
Deixe seu comentário