logo RCN

Um meio de chegar à salvação

Muitos são os caminhos que nos apontam o Céu e a grande maioria deles são religiões cristãs e, não é por menos, pois ninguém mais do que Jesus falou tanto da Salvação e do Céu. O Céu é tido como morada de Deus, o Jardim eterno onde todas as flores 'cultivadas' pelo Jardineiro aqui nesta terra um dia florirão naquele Jardim. É de consciência clara que ele existe e é o desejo de boa parte dos cristãos e outras religiões monoteístas que todos um dia lá estarão vivendo a primavera celestial.

Se as religiões apontam o caminho para o Céu, chegar lá é responsabilidade de cada um e nossa. Ele é uma Proposta de Deus. Alguns aceitam e outros não. Ninguém é obrigado a ganhar o Céu. Implica em uma trajetória de vida aqui na terra envolvida em compromissos absurdamente destoantes das coisas comuns. Como assim? Seria a pergunta. E a resposta é: Muito simples! É a via da santificação. O Céu é para todos e especialmente santos. O Céu apresentado por Jesus recebe apenas santos. Qualquer outro lugar ou situação que não seja o Céu de Jesus é para aqueles que não creem e que mesmo crendo no Céu duvidam de Deus. 

Uma dificuldade: Para muitos o Céu se materializou em espécies como dinheiro, bens materiais, sexualidade usada para a destruição da dignidade do corpo e do coração. Outros consideram Céu o seu status diante da sociedade, por serem ricos e terem dinheiro ou fama, sucesso, acham que o Céu é isso. 

Algumas igrejas criadas no último século e 'autodesligadas' da unidade, santidade, universalidade e apostolicidade, também se enganam ao interpretar o Céu de Jesus! Cuidado com as exageradas bênçãos do Senhor. Cuidado com as petições de sucesso na vida financeira e profissional. Neste caso, a bênção nem sempre é do Senhor, apenas um esforço, sorte, assertividade, coragem e capacidade da pessoa de se autogerir. Bênção de Deus está noutra dimensão muito mais divina do que existencial.

Uma nota para esclarecer: O Céu de Jesus Cristo não é o mesmo céu (com letra minúscula) que nós imaginamos. Ao falar do Céu Jesus usou algumas categorias de linguagem muito humanas. O Céu pode ser o que sentimos e nem tanto o que desejamos. O grande problema, pelo menos no cristianismo católico sentido nos últimos tempos é que se está 'construindo' aqui na terra, uma espécie de céu egoísta, individualista e materialista. Em contrapartida Jesus apresenta um Céu diferente.

Alguns santos e algumas santas falaram do Céu como o prêmio daqueles que viviam justa e retamente sua vida aqui na terra. Talvez não seja difícil desejar o Céu que sentimos e que está dentro de nós. O complicado mesmo é aplicar isso na realidade a ponto de viver com mais assertividade do que com erros, ignorância, soberba, orgulho, autossuficiência, intelectualismo, superficialidade, descrença e ódio. Pode o Céu ser simples e não. Pode o Céu ser tudo e nada. Pode o Céu ser e não ser. O Céu é imensurável e nenhuma palavra dita chega aos pés daquilo que Jesus tentou nos mostrar a respeito do Céu. Apenas uma certeza: Existem meios de chegar lá, o Caminho é Ele.

Convido você, se ainda não encontrou meios para caminhar para o Céu, que venha fazer esta caminhada com a gente. Não está sendo fácil, mas uma certeza a gente pode dar. O Céu existe!

 

Anterior

Quarenta dias de caminhada

Próximo

Saúde, paz e dinheiro

Deixe seu comentário