logo RCN

Saúde, paz e dinheiro

Ainda estamos em clima de ano novo e flertando com os sentimentos da virada e com aquelas promessas que fizemos para os que estavam perto de nós ao dizer "Feliz Ano novo!" Todos se abraçaram, sorriram, beberam e festejaram. Coisa boa! E por estarmos neste clima tão nobre de início de ano é que temos que aproveitar para aplicar e viver as realidades da vida; não perdendo se quer nenhum daqueles votos carregados de boas energias.

            É hora de agir! É hora de colocar em prática os três principais desejos para este ano: saúde, paz e dinheiro.

Pois bem, para saúde não basta apenas ver que precisa dela, é necessário correr atrás, ir ao médico e pedir aquele conjunto de exames básicos e necessários já é um bom começo. Outro passo importante é uma boa alimentação onde tenha frutas, verduras, menos sal, menos açúcar, menos gorduras e alimentos enlatados. A reeducação alimentar é uma das nossas maiores necessidades. Também os exercícios físicos são extremamente necessários e nem sempre são para emagrecer. Só o fato de estar em movimento e colocando todo o corpo com seus músculos para trabalhar já ajuda no humor, nos sentimentos e no desempenho geral do dia-dia. Aqui nem precisamos falar sobre o álcool e o cigarro.

A paz é uma coisa complicada de se colocar em prática, Jesus falou tanto dela nos Evangelhos e até as administrações políticas falam dela. Exceto Jesus, nos dá impressão que os demais não acertaram ainda: a violência continua nas favelas com a polícia pacificadora, por exemplo. A paz é uma espécie de semente plantada no terreno árido da existência humana. Deve ser regada com valores e paciência. A paz é um fruto colhido após o ser humano entender que todos têm seus direitos e deveres. A paz é uma nota harmônica ao lado do amor e do respeito. Para cultivá-la é necessário ser 'terreno'. Ela é o lado mais profundo da pessoa humana, a paz é 'alma do negócio' e pra chegar lá, é preciso ter muito mais do que vem se apresentando até o momento. Jesus Cristo sabia disso.

Vamos falar sobre dinheiro: as regras básicas para ter 'muito dinheiro no bolso' é saber ganhar. Como? Trabalhando. E depois saber economizar. Como? Dando prioridade ao necessário. A coisa é simples: gasto o que tenho. Ser honesto na vida financeira é um trabalho árduo diante de um mundo de falsas facilidades e aparências. Quer conhecer alguém? Dê a oportunidade de ter dinheiro. Quem não tem, não gasta e quem tem paga onde deve! O restante é dinheiro no bolso.

Por fim, vale lembrar que a vida sem Deus fica apenas nestas três coisinhas muito humanas e frustrantes. Se pudesse aconselharia olhar mais para o céu no sentido de que precisamos buscar algo a mais do que os nossos olhos podem ver. A isto damos o nome de Deus. Quando caminhamos com Ele conseguimos suportar e lidar com todos os males e todas as frustrações deste mundo que são inevitáveis. Busque mais a Deus com a sua família na sua comunidade de fé, seja ela qual for. 

Anterior

Um meio de chegar à salvação

Próximo

Começo de ano é assim!

Deixe seu comentário