logo RCN

Quarenta dias de caminhada

"Convertei-vos e credes no Evangelho!" João Batista, primo de nosso senhor, aquele que estremeceu aos seis meses de gestação no ventre de Isabel quando Maria chegou para cuidar dela é o autor desta bendita frase. A conversão é sempre consequência de uma escolha consciente que antecede uma ação: crer em Deus, na Pessoa de Jesus Cristo encarnado entre nós. Ela é uma espécie parapeito que divide o que éramos no mundo do pecado para nos tornar mulheres e homens de Deus. Assim, ela é uma escolha seguida de uma decisão.
A conversão não é apenas conhecer o Senhor: ela nos compromete no serviço ao Senhor e nas coisas do Senhor. Quando estamos na Presença de Deus, fizemos a escolha de sermos mulheres e homens do Céu; passamos pela conversão. Ao viver este processo, nós deixamos de ser pecadores ingratos para sermos pecadores arrependidos e conhecedores do extrato da ação maléfica do diabo em nossa vida.
Quarenta dias é o tempo que a Igreja propõe para os fiéis católicos há muitos anos para buscarem se exercitar na fé. Existe um número enorme de católicos e cristãos que nunca realizaram se quer uma só maratona na sua fé. Isto significa que são apenas marcados pela religiosidade, mas que nunca viveram a fé de maneira clara e responsável. 
Esta maratona da fé começou na quarta-feira de cinzas e vai até o domingo da ressurreição de nosso Senhor. Durante este tempo nos é sugerido uma vida de oração mais próxima de Deus e da comunidade, também é proposto o jejum, comer menos, fumar menos, fofocar menos, beber menos, festejar menos e por final a caridade, nenhum ser humano viver sem a ajuda do seu mais próximo.
É possível que nem todos os cristãos católicos consigam realizar esta maratona, pois precisa ter muita força de vontade e coragem. E isso é para poucos! Há mais vacilo e choramingo na caminhada do que pessoas com desejo e otimismo para caminhar. Muitos apenas se sentarão na beira do caminho e chorarão, choram para serem notados. Outros se autoinvalidam; se tornam inúteis com a sua própria cabecinha e coração. Alguns vão gritar, aplaudir e criticar; caminhar que é o importante, nada! 
E por fim terá um pequeno grupo que fará a caminhada e será com este grupo que estaremos fazendo a nossa quaresma acontecer. Quer caminhar conosco? Quer sair da mesmice e da cultura do 'não posso', 'não gosto', 'pois é... Meus pais faziam isso'. Crie coragem! Vamos para o caminho, a caminhada é longa e ela nos levará um dia para o céu. Quarenta dias de oração e fé.
Durante a Quaresma rezaremos por todos aqueles que não buscam mais a Deus. Por aqueles que fazem as pessoas mais próximas sofrerem com seus atos pecaminosos e também por aqueles que já se consideram salvos e divinizados. Quarenta dias!

Anterior

Transfigure-se!

Próximo

Um meio de chegar à salvação

Deixe seu comentário