logo RCN

Proclamar os altos feitos do Senhor!

 Durante esta semana toda a Igreja no Brasil vive a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com o lema "Chamados e chamadas para proclamar os altos feitos do Senhor" (1Pe 2, 9), é bíblico e Pedro se refere que todos os batizados são convidados a viver como povo santo, pedras vivas (1Pe 2, 5). Sendo este o convite de Pedro comecemos já.

 A partir do Batismo todos os cristãos são convidados a uma vida de oração permanente e insistente a Deus, além do conhecimento bíblico e catequético da fé professada e por consequência, o diálogo.

 É conversando que a gente se entende, já dizia o velho adágio. O diálogo é sempre o primeiro passo que leva um casal nas suas diferenças se conhecer melhor e nas suas diferenças contrair o casamento. Com a Igreja também é assim, a diferença une. O diálogo é a chave!Podemos defender nossa fé, mas com conhecimento da fé dos outros.

 Na nossa cultura religiosa, temos uma difi culdade enorme em aceitar o diferente, ainda não entendemos o que signifi ca a palavra Unidade, nós a confundimos com uniformidade: Podemos estar juntos e sermos diferentes. Na Igreja esta relação para a proximidade na fé empaca nas coisas consolidadas, por exemplo, os católicos radicais e rasos não gostam dos evangélicos porque usam uma determinada linguagem, conhecem demais a Bíblia, são sorridentes e afetuosos, são ousados e perspicazes na fé e no testemunho. E isso não vai mudar! São seus dogmas. São as diferenças! 

 Os evangélicos Tradicionais por conta de ter uma igreja consolidada são mais calmos e maduros. Os evangélicos pentecostais na sua maioria empacam na ideia das imagens, que segundo eles, são adoradas por católicos e usam textos bíblicos fora do contexto histórico para afi rmar coisas rasas intelectualmente e teologicamente. Insistem em tirar Maria, mãe de Jesus, das páginas da Bíblia, pegam no pé sobre os santos, insistem em desqualifi car a fi gura do Sacerdote, pois quando não se consegue destruir a mensagem, 'tentam matar' o mensageiro! E isso não vai mudar! São as diferenças!

 Todas as Igrejas têm seus Dogmas de fé. Quem quer ir à Europa pode ir de carro, de avião, de ônibus, ou de barco; não importa como vão, importa que vão à Europa! Esqueceram que o céu é mais importante do que a maneira como vamos chegar lá. O importante é que vamos chegar lá! 

 Sabe quando as diferenças serão aceitas? Quando a igrejafor edifi cada sobre o Evangelho e sua única intenção for Jesus Cristo! Quando as diferenças forem respeitadas - todas elas - e a gente conversar como pessoas, como almas e não como instituição! Precisamos dizer "Temos a mesma fé, queremos o mesmo céu, mas pensamos sobre o Caminho de maneira diferente. Mesmo assim, queremos caminhar ao lado um do outro!" Assusta por demais quando alguém nos vira a face porque pensa Deus de um modo diferente e não aceita nossa forma de cultuar Deus. Isso sim é pecado! Isso não é religião. 

 Finalizo suplicando o respeito e o diálogo. Todos nós católicos, evangélicos, pentecostais, espíritas, buscamos o céu. Deus está onde o Amor se encontra. As diferenças sempre existirão, sempre! Mas o diálogo, a oração em comum, o conhecimento racional e espiritual devem ser prioridades! Minha prece e a bênção, suplico a dosirmãos e irmãs na fé!

Anterior

Eu sou o pão da vida Corpus Christi

Próximo

As pessoas precisam de humanidade

Deixe seu comentário