logo RCN

Eu sou o pão da vida Corpus Christi

 A História sobre o Corpo de Cristo celebrado pelo cristianismo católico é uma Verdade bíblica anunciada pelo Senhor Jesus na última refeição, quinta-feira santa. Foi nesta noite que Ele ao cear com os discípulos, antevendo o que iria suceder, os reuniu e fez esta linda e inesquecível afirmação: "Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo." (Mt 26, 26) "Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo."(Mc 14, 22) "Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim."(Lc 22,19)
 

Em todos os textos dos Evangelhos e também nas Cartas é afirmado e explica o "Isto é" e/ou "Este é", sabemos que é um pronome demonstrativo que situa alguma coisa no tempo e no espaço. Ao dizer "Isto é o meu Corpo" e "Isto é o meu Sangue" Jesus disse aos discípulos: "Eu vou ser morto (e ressuscitar!), mas quero que saibam e entendam que na minha ausência física, escolho estes dois produtos da natureza para ser Eu no meio de vocês." Para o início daquela Ceia os discípulos obviamente não entenderam o que o Mestre estava falando. E ao finalizar a Ceia Ele faz outra afirmação: "Fazei isto em memória de mim." (Lucas 22,19) ou seja, "Jamais deixem de celebrar o meu corpo e o meu sangue!"
 

Em João 6,51-62 Ele diz: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo. A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne? Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente."
Ao comemorar a Celebração de Corpus Christi e manter a Tradição dos tapetes coloridos e o espírito de fraternidade, nós estamos afirmando que não temos problema algum em assumir nos dias de hoje o Verdadeiro Corpo e Sangue do Senhor Jesus. Nossa fé, por mais distante que esteja de nossos antigos catequisandos, continua firme e inabalável, mesmo que não seja compreendido pelos próprios cristãos católicos e mesmo que seja rejeitado por outros credos e doutrinas, além de filosofias e opiniões; o Corpo e Sangue do Senhor será sempre a espécie do Pão e do Vinho Consagrados e transubstanciados no altar. Isto até que Ele volte. E até faremos sempre o que ele disse: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6)

Anterior

Estressado?

Próximo

Proclamar os altos feitos do Senhor!

Deixe seu comentário