Idosa encontrada sem vida em açude será sepultada nesta quarta-feira |
A região oeste de Santa Catarina será a primeira a receber a tocha olímpica. No dia 3 de julho São Lourenço do Oeste, Chapecó e Concórdia, respectivamente, farão o revezamento da chama. De lá, ela segue para o Rio Grande do Sul e retorna ao Estado no dia 9 de julho, data considerada como chegada oficial. Ao todo, 21 municípios catarinenses farão parte da cerimônia de revezamento e a novidade é a inserção de Brusque, berço dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e que tinha ficado de fora do roteiro oficial.
Haverá um evento simbólico na Arena Brusque, no dia 12 de julho, com acendimento de uma tocha, semelhante ao que acontece na abertura do JASC. A comissão organizadora ainda está definindo quem vai acender a chama, mas é provável que seja uma personalidade que representa a história dos Jogos Abertos no município.
O trajeto da tocha olímpica é definido pelas Prefeituras e prioriza a passagem em locais de relevância para o município, como os principais pontos turísticos. A condução inicia às 7h e segue ao longo do dia, com duração média de 12 horas de revezamento. O condutor percorre um trajeto de aproximadamente 200 metros e ao fim de cada dia é feita uma cerimônia de celebração, com apresentações culturais e shows para o público. Em Santa Catarina, Criciúma, Florianópolis, Blumenau e Joinville terão cerimônias ao fim do dia.
Esquema de segurança
De acordo com o major da Polícia Militar, Luciano Gabriel Thiele, foi montado um Plano Tático Integrado de Segurança, em parceria com instituições federais, estaduais e municipais, com trabalho integrado durante a cerimônia de revezamento em solo catarinense.
-Começamos a definir o plano de segurança em março. Teremos cerca de 50 pessoas envolvidas diretamente no percurso da tocha olímpica em Santa Catarina para garantir a integridade das pessoas, do fogo olímpico e também do público presente - explica o Major Thiele.
Todo o trajeto em Santa Catarina será monitorado 24 horas por dia da Sala de Situação no Comando Geral da Polícia Militar. Há, inclusive, uma equipe de inteligência que atua para evitar que haja bloqueio dos trajetos com possíveis manifestações.
-A programação está mantida até mesmo com chuva. Em caso de eventos climáticos mais severos, como fortes ventos e chuvas, trabalharemos juntamente com a Defesa Civil e Bombeiros para decidir sobre a continuidade ou não do revezamento - pontua o Major Thiele.
Veja como será a chegada da tocha olímpica no Oeste:
SÃO LOURENÇO DO OESTE
Trajeto: Av. Nereu Ramos/ Av. Brasil/ Rua Aldo Lemos/ Coronel Bertasso/ Duque de Caxias/ Praça Libertade
CHAPECÓ
Trajeto: O trajeto oficial ainda será definido. A rota em Chapecó terá 7,5 kms compreendendo diversas ruas da cidade, priorizando locais com grande circulação de pessoas, comércio e pontos turísticos. O ponto de partida é a Avenida Fernando Machado, em frente ao Pátio Shopping Chapecó.
Entre os condutores em Chapecó está Nivaldo, goleiro da Chapecoense.
CONCÓRDIA
Trajeto: Rua Luiz Delfino (enfrente a empresa BRF)/ Marechal Deodoro/ Jacob Selbach/ 29 de julho/ Domingos Machado de Lima/ Rua do Comércio/ Doutor Maruri/ Getúlio Vargas/ Guilherme Arent/ Leonel Mozzile - rua coberta.
Entre os condutores em Concórdia estão a enxadrista Tainá Durante e o técnico da Seleção Brasileira de Handebol, Alexandre Schneider.
Clique na imagem abaixo e veja as histórias dos condutores que fazem parte da série Na trilha da tocha, do Diário Catarinense:
No dia 9 de julho a tocha olímpica retorna ao Estado e segue o seguinte trajeto:
9/07
Sombrio, Araranguá e Criciúma
10/07
Tubarão, Laguna, Palhoça, São José e Florianópolis
12/07
Biguaçu, Balneário Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar e Blumenau
13/07
Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul e Joinville
Deixe seu comentário