logo RCN
TRÂNSITO

Organização decide o local da manifestação

  • Vítimas estavam no veículo Palio, atingido pelo Jaguar / Foto: Ivan Luchtemberg/Jornal Metas -

Ato em memória das vítimas do acidente da BR-470 será nas escadarias da Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau

Familiares e amigos das duas jovens que morreram no dia 23 de fevereiro em um acidente na BR-470, em Gaspar, provocado por um motorista embriagado, ocuparão a escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau, para pedir justiça. A manifestação está marcada para este sábado (2), às 9h. A intenção é promover um ato em memória às vítimas e pedir às autoridades que o caso não fique impune. Primeiro, a organização cogitou em fazer a manifestação ao lado do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Blumenau, onde há um memorial às vítimas de acidentes de trânsito. "Para que o ato não tenha uma interpretação equivocada e para não parecer uma provocação à PRF, a organização decidiu mudar o local", afirma a especialista em trânsito, Márcia Pontes, que vem orientando os organizadores da manifestação. 

O motorista causador do acidente, Evanio Wylyan Prestini, de 31 anos, segue recolhido ao Presídio Regional de Blumenau desde a tarde do último domingo (24), quando a sua prisão em flagrante foi convertida para prisão preventiva em audiência de custódia no Fórum da Comarca de Blumenau. Já a partir de segunda-feira (25), todas as decisões passaram para a titularidade da Comarca de Gaspar. Nesta terça-feira, um novo advogado assumiu a defesa do réu. Cláudio Gastão da Rosa Filho, de Florianópolis, um dos mais famosos advogados de Santa Catarina, substituiu Marcelo José Araújo, que representou Evânio na audiência de custódia. O advogado já pediu a revogação da prisão e a transferência de Evânio para Jaraguá do Sul.

O acidente

Evanio Wylyan Prestini dirigia o veículo modelo Jaguar F-Pace Prestigie, placas de Guaramirim-SC, que se envolveu em um grave acidente na manhã de sábado na BR-470, próximo ao acesso ao bairro Belchor Baixo, em Gaspar. Segundo testemunhas, ele dirigia em alta velocidade e embriagado (o teste do bafômetro acusou 0,72mg de álcool por litro de ar) quando perdeu o controle da direção e bateu em um veículo Fiat Pálio em que viajavam cinco mulheres. Uma delas, Suellen Suelen Hedler da Silveira, 21 anos, que estava no banco dianteiro do passageiro, morreu ainda no local do acidente. A outra morte, de Amanda Grabner Zimmermann, de 18 anos, aconteceu quando a jovem recebia os primeiros socorros no hospital de Blumenau. Uma terceira vítima, Maria Eduarda Kramer, de 24 anos, ficou ferida e passou por várias cirurgias no Hospital Santo Antônio onde ainda encontra-se internada. Seu estado de saúde, de acordo com o último boletim médico, é estável e ela não corre risco de morte. As outras duas ocupantes do Pálio, Thainara Schwartz, de 21 anos, e Thayná Carolina Círiaco, de 20 anos, também foram levadas para o hospital, mas liberadas ainda no sábado.

Vídeo 

O acidente repercutiu ainda mais em todo Estado de Santa Catarina por conta de um vídeo, que circulou na internet ainda no sábado, que mostra o motorista do veículo Jaguar circulando em zigue-zague na BR-470. O motorista que fez a gravação é Silvio Bambinetti, morador de Ibirama. Ele também telefonou para a Polícia Rodoviária Federal avisando do veículo Jaguar. O vídeo foi feito por volta das 5h40min, entre Ascurra e Indaial, ou seja, cerca de 40 minutos antes do acidente fatal em Gaspar. A esposa do motorista estava com ele no carro e foi quem fez o vídeo, inclusive com o áudio do telefonema à PRF. Em nota oficial e depois em vídeo, a PRF admitiu ter recebido dois telefonemas denunciando a conduta perigosa do motorista do Jaguar. A instituição lamentou a tragédia que tirou a vida de duas jovens e abriu investigação para apurar o procedimento dos policiais de plantão na madrugada de sábado.

Anterior

Trânsito da BR-470 será bloqueado nesta quinta-feira

Próximo

Recém-nascido sofre fratura no crânio após ser atingido por pedaço de madeira e pai é preso em SC

Deixe seu comentário