logo RCN
China

Governo de Santa Catarina amplia relações comerciais com a China

  • Foto: Gustavo Camargo / SCPar / Porto de São Francisco do Sul -

A ampliação das relações comerciais entre Santa Catarina e a China foi iniciada durante uma conversa entre a vice-governadora Marilisa Boehm e o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China (CCIBC), Charles Andrew Tang. A audiência, que contou com o secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner, ocorreu na tarde desta segunda-feira (18), em Florianópolis.

Marilisa destacou o trabalho do Governo do Estado na formação de mão de obra pelos programas Universidade Gratuita e Educação Empreendedora para qualificação profissional em parceria com o Senai. Ela relatou também os investimentos na malha rodoviária e as facilidades logísticas proporcionadas pelos seis portos catarinenses. “É de grande importância essa parceria com Santa Catarina, porque queremos fazer um governo moderno e atuante. O governador Jorginho Mello quer trazer empresas parceiras que venham aqui somar com Santa Catarina. Estamos conversando hoje sobre tecnologia e outros assuntos de interesse do estado”.

Um dos temas levantados pela vice-governadora foi a necessidade de uma fábrica de dragas para ampliar a dragagem dos rios no estado. “Sofremos muito com as enchentes durante o ano todo, quando muitos municípios foram atingidos pelas cheias. O presidente da Câmara de Comércio se colocou à disposição para trazer uma indústria especializada”, citou. O representante da CCIBC ainda citou como exemplos possíveis de futuros investimentos a possibilidade de ser retomado o projeto para instalação no estado de uma fábrica de caminhões e um parque de alta tecnologia para atrair empresas chinesas do setor.

Segundo o secretário de Articulação Internacional, Juliano Frohener, a reunião desta segunda-feira faz parte visão do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm para fazer Santa Catarina caminhar além-fronteiras. “Estamos estabelecendo parcerias fortes, estáveis e duradouras com todos os países que queiram se relacionar com a gente. Que queiram enxergar em Santa Catarina um parceiro estável, confiável, seguro e com credibilidade para fazer negócios, para operar a partir daqui e ter transferência de tecnologia”. Ele comentou ainda que o governo tem se relacionado com muitos países e blocos econômicos. “E a China é hoje o nosso parceiro com quem temos a maior exportação e importação”.

A próxima etapa após a reunião que apontou projetos que são de mútuo interesse, disse Froehner, é oficializar a parceria. “Já temos empresas de Santa Catarina que operam naquele país e queremos aumentar o número de empresas chinesas se estabelecendo e verificar possibilidades conjuntas de desenvolvimento tecnológico”.

Quase 10% de toda a soja exportada pelo Brasil para a China neste ano saiu do Porto de São Francisco do Sul

O Brasil exportou 47,9 milhões de toneladas de soja para a China, entre janeiro e agosto deste ano. Os dados foram divulgados esta semana pela Administração Geral de Alfândega chinesa, segundo informações do portal Brasil Agro. Desse total, 4,4 milhões de toneladas foram embarcadas no Porto de São Francisco do Sul, representando 9,3% dos grãos.

Nestes primeiros oito meses de 2023, as exportações brasileiras para a China aumentaram 17,3% em comparação com o mesmo período do ano passado (40,9 milhões de toneladas). Já as exportações para o país asiático, a partir do porto do Norte catarinense, cresceram 52%, passando de 2,9 milhões de toneladas para 4,4 milhões de toneladas.

“Santa Catarina se orgulha de ser um corredor de cargas para o país e segue contribuindo com a logística nacional”, afirmou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

“Essa estatística nos enche de orgulho, pois mostra que São Francisco do Sul continua sendo um dos principais portos do país, ajudando a fortalecer a economia de Santa Catarina e do Brasil”, comemorou o presidente Cleverton Vieira, informando que existem 175 instalações portuárias no país.

“E somos o 9º maior porto público do Brasil em movimentação de carga”.

Crescimento anual de 25%

No acumulado do ano, o embarque e desembarque de produtos no Porto de São Francisco do Sul alcançaram 10,8 milhões de toneladas, um acréscimo de 25% com relação aos oito primeiros meses de 2022 (8,6 milhões de toneladas).

Destaque para as exportações, que somaram 6,5 milhões de toneladas, sendo 4,4 milhões de soja e 1,67 milhão de milho, além de óleo de soja (200 mil litros) e madeira (150 mil toneladas).

A importação de mercadorias, por sua vez, chegou a 4,3 milhões de toneladas. O aço foi o principal produto recebido do exterior (2,2 milhões), junto com os fertilizantes (1,7 milhão de toneladas).

Fonte: Agência Catarinense de Notícias / Governo do Estado de Santa Catarina​

Anterior

BRDE contrata R$ 24 milhões no primeiro dia de Pronampe Emergencial SC

Próximo

Santa Catarina abre a colheita de maracujá na próxima quarta-feira

Deixe seu comentário