Homem é detido após ameaçar outro com machado dentro de supermercado em Rio do Sul |
Professores retornaram ao trabalho presencial ainda na segunda-feira (26), para preparar a recepção aos alunos
Depois das escolas particulares, foi a vez das estaduais retomarem as atividades presenciais em Blumenau. Nesta terça-feira (27) duas unidades voltaram a receber estudantes: as escolas Santos Dumont, no distrito do Garcia, e Max Tavares d'Amaral, na Itoupava Norte.
Na Escola Santos Dumont, que atende 1,8 mil alunos, as atividades pedagógicas foram retomadas com as turmas do segundo e terceiro anos do ensino médio. Cerca de 20 alunos retornaram no período matutino. A unidade também receberá estudantes durante a tarde e a noite.
"Nós encaramos o dia de hoje de uma forma natural. Sabemos da responsabilidade e da importância do protocolo. Temos que ter cuidado para que ninguém seja contaminado e por isso vamos nos esforçar ao máximo para que esse protocolo seja cumprido na íntegra", conta o diretor Chin Yock Chang.
Na Escola Max Tavares d'Amaral, que atende 600 alunos, as atividades presenciais serão retomadas durante a tarde desta terça-feira (27), também pelas turmas do segundo e terceiro anos do ensino médio.
Segundo a Coordenaria Regional de Educação de Blumenau, no decorrer dos próximos dias outras escolas estaduais também devem retomar as atividades presenciais.
Apoio pedagógico presencial
Neste momento a atividade presencial nas escolas estaduais consiste apenas em apoio pedagógico. Todos os alunos podem solicitar o atendimento, mas a atividade tem a limitação de 15 alunos por sala.
Para que o estudante possa receber o apoio pedagógico as famílias precisam entrar em contato com a escola e verificar o protocolo de atendimento. De modo geral, é preciso fazer a solicitação e assinar um termo de responsabilidade. Só depois disso o estudante é liberado para voltar a frequentar as salas de aula.
Além do apoio pedagógico, todos alunos devem continuar fazendo as atividades remotas até 18 de dezembro, quando termina o ano letivo.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, o Apoio Pedagógico Presencial tem duração de duas horas diárias. A cada dia os alunos estudam uma área do conhecimento.
Protocolo
De acordo com o protocolo estabelecido pelas secretarias de Estado da Saúde e Educação, cada sala pode receber no mínimo cinco e no máximo 15 estudantes.
Na chegada os alunos precisam medir a temperatura corporal. Se estiver normal, entre 36,5°C e 37,5°C, o estudante faz a higienização das mãos com álcool gel e na sequência se dirige à sala de aula. Caso a temperatura tenha alteração, o aluno é encaminhado para uma sala de isolamento e os pais são acionados.
"Não se faz apoio pedagógico presencial nas escolas sem que tenhamos todas as condições sanitárias e humanas para o desenvolvimento das atividades", reitera o supervisor de ensino da Coordenaria Regional de Educação de Blumenau, Sérgio Ferreira.
Deixe seu comentário