logo RCN
produtividade

Encadeamento Produtivo do agronegócio aumenta competitividade no campo

  • divulgação - O superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, realça que o Encadeamento Produtivo é um projeto fundamental para o aprimoramento da gestão das empresas rurais

Um projeto catarinense voltado à melhoria dos índices de produtividade e competitividade que promove a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas por meio de relacionamentos cooperativos ganhou visibilidade nacional pelos expressivos resultados, tanto que no ano passado ampliou sua atuação e passou a atender o Rio Grande do Sul, Paraná do Mato Grosso do Sul mediante investimentos de R$ 11 milhões. Falamos do "Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos - Sebrae/SC: suínos, aves e leite", desenvolvido em parceria com cooperativas e entidades, que atendeu somente em 2018 mais de 2.300 produtores rurais nos quatro Estados. Neste ano, a previsão é de aproximadamente 2.000 novos participantes.

O superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, realça que o Encadeamento Produtivo é um projeto fundamental para o aprimoramento da gestão das empresas rurais. "A velocidade com que ocorrem as demandas de mercado exige agilidade e inovação para que as empresas se mantenham ativas e produtivas. Com os pequenos negócios de todas as cadeias produtivas isso não é diferente. Para que se mantenham competitivos, devem se adequar de maneira rápida às demandas da sociedade, de clientes e fornecedores. E para que isso aconteça, os empresários precisam ter em mente a necessidade de buscar profissionalização e qualificação, além da inovação constante".

Segundo o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o trabalho desenvolvido no ano passado foi de pleno êxito, uma vez que todos os objetivos foram atingidos. "As pessoas estão entendendo que existe uma cadeia produtiva e que todos precisam fazer sua parte bem-feita para competir e gerar oportunidades, movimento econômico, inclusão e qualidade de vida a todos".

O vice-presidente da Aurora Neivor Canton, observa as soluções que atualmente fazem parte do Encadeamento Produtivo, denominadas de Programas e Qualidade, têm um longo histórico bem-sucedido por meio de relacionamento entre Aurora e Sebrae. "Esses programas foram essenciais para manter produtivas e competitivas as famílias rurais que formam a base produtiva da Aurora Alimentos e expansão aos demais Estados foi uma medida fundamental para elevar ainda mais a competitividade da cadeia produtiva do agronegócio".

Os treinamentos executados por meio do projeto contemplam o "De Olho na Qualidade Rural", "De Olho Granjas", "Qualidade Total Rural", "Times de Excelência", "Sustentabilidade", "Resgate De Olho" e capacitações para técnicos.

PARCEIROS

O Projeto "Encadeamento Produtivo é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Senar, Sescoop, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sicredi, Cooperalfa, Cooper A1 e Copérdia. No Paraná, participam a Cooperalfa, Copérdia e Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Coasgo e Coperalfa.

Anterior

Bebê morre após ser atropelada na garagem de casa

Próximo

Retirada da vacinação contra febre aftosa de outros estados preocupa Santa Catarina

Deixe seu comentário