logo RCN
Operação

Operação cumpre 11 mandados contra advogados em SC

A operação Balthus cumpriu 11 mandados de busca e apreensão contra advogados investigados por facilitação da comunicação entre detentos no Meio-Oeste de Santa Catarina. A ação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (13).

Além dos 11 mandados de busca e apreensão, também foram cumpridos dois de prisão preventiva e três de suspensão cautelar do exercício da advocacia.

As investigações iniciaram há mais de um ano com alvos nos municípios de Joaçaba, Capinzal, Ouro, Água Doce e Piratuba.

Segundo a investigação, o processo de comunicação coloca a sociedade em risco e promove o crescimento e avanço de organizações criminosas.

"O método se tornou eficaz para o funcionamento do sistema de comunicação entre criminosos, garantindo que as informações ilícitas permaneçam sendo transmitidas, por meio de advogados, entre eles e para terceiros", diz o texto do Ministério Público de Santa Catarina.

O trabalho contou com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) e o Gefac (Grupo Estadual de Enfrentamento a Facções Criminosas), com apoio da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joaçaba.

Participaram da operação dois promotores de justiça e 24 policiais integrantes do Gaeco, além de 10 viaturas. A investigação segue em segredo de justiça para evitar que eventual publicidade dificulte a identificação de outros possíveis envolvidos.

Como surgiu a operação que cumpre mandados contra advogados?

A Operação Balthus recebeu esse nome em alusão a um tipo específico de nó de gravata, o “nó Balthus”. No linguajar da prisão, “gravata” é o termo utilizado pelos detentos para se referir aos advogados.

O nome da operação reflete diretamente o foco das investigações: advogados suspeitos de abusar das prerrogativas profissionais para facilitar a comunicação, ou "sintonia", entre os presos.​

Empresa de SC que emprega detentos conquista novos mercados no exterior Anterior

Empresa de SC que emprega detentos conquista novos mercados no exterior

CCJ acata projeto que permite ao governo de SC prestar auxílio ao Paraná e RS Próximo

CCJ acata projeto que permite ao governo de SC prestar auxílio ao Paraná e RS

Deixe seu comentário