logo RCN
Investigação

Esquema bilionário do crime tem repercussões em SC e revela tráfico para cartéis mexicanos

Uma operação da Polícia Federal (PF) de Minas Gerais, deflagrada nesta terça-feira (2), respingou em três cidades de Santa Catarina: Itajaí, Balneário Camboriú e Itapoá. A ação, denominada Operação Terra Fértil, visou um grupo criminoso suspeito de abastecer cartéis mexicanos com drogas e lavagem de dinheiro.

Estimativas indicam que a organização movimentou mais de R$ 5 bilhões em seus cinco anos de atuação, utilizando diversos crimes para ocultar a origem ilícita dos recursos. Entre os crimes praticados, estão o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, uso de empresas de fachada e aquisição de bens de luxo.

A PF não divulgou detalhes sobre os objetos apreendidos em Santa Catarina, mas informou que, além dos três municípios catarinenses, a operação também teve como alvos estados como Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás.

No total, foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva e 80 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, como sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias, inclusive para suspeitos em Santa Catarina.

A principal prisão da operação foi a de Ronald Roland, apontado como o líder da organização criminosa e suspeito de ser um narcotraficante internacional. Segundo as investigações, Roland e outros membros da rede utilizavam empresas de fachada para lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas e de outros crimes.

A PF acredita que Roland enviava cocaína para países da América do Sul e Central, com destaque para remessas aos cartéis mexicanos. O suspeito já havia sido investigado anteriormente pela PF e, durante a Operação Terra Fértil, foram descobertas empresas em seu nome que adquiriam imóveis e veículos de luxo para terceiros, além de movimentarem quantias incompatíveis com o capital social declarado.

Os sócios das empresas, de acordo com a PF, geralmente não possuíam vínculos empregatícios há anos, e alguns até mesmo recebiam auxílio emergencial do governo.

As investigações da Operação Terra Fértil ainda estão em andamento, com o objetivo de identificar outros membros da organização criminosa e elucidar todos os crimes praticados pelo grupo. A PF espera que a operação contribua para o desmantelamento de redes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, além de auxiliar na prevenção de novos crimes.

Governador sanciona lei para ofertar de mais de 30 mil carteiras de habilitação gratuitas Anterior

Governador sanciona lei para ofertar de mais de 30 mil carteiras de habilitação gratuitas

Adolescente que esfaqueou aluno em escola de SC é internado provisoriamente Próximo

Adolescente que esfaqueou aluno em escola de SC é internado provisoriamente

Deixe seu comentário