Santa Catarina enviará mais 39 bombeiros militares especializados em resgates para apoiar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A nova equipe começará os trabalhos nesta segunda-feira (6), quando os 32 profissionais que atuavam desde quarta-feira (1º) retornarão para o estado catarinense.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a rendição, conhecida como troca de equipes, ocorrerá às 10h desta segunda-feira, no quartel da corporação em Araranguá, no Sul de Santa Catarina.

— Fomos o primeiro estado a enviar ajuda aos nossos irmãos gaúchos e, nesta segunda-feira, com o revezamento das equipes, Santa Catarina passará a ter a maior equipe de bombeiros militares atuando em apoio ao Rio Grande do Sul — afirma o governador Jorginho Mello (PL).

Os bombeiros que atuam no Rio Grande do Sul desde a última quarta-feira retornarão para Santa Catarina para serem substituídos por bombeiros militares das equipes de Força-Tarefa dos Batalhões de Florianópolis, Curitibanos, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, Canoinhas, São José e Balneário Camboriú.

Nesta segunda etapa do trabalho, além dos 39 bombeiros militares especializados para este tipo de ocorrência, totalizando nove células de Força-Tarefa, Santa Catarina também está enviando uma equipe de drones e o novo comando da operação ao estado gaúcho. Entre os demais recursos empregados estão 10 viaturas 4×4, 17 embarcações, 11 motores de popa, drones e equipamentos para resgate em áreas deslizadas.

— Nossas equipes estão atuando diuturnamente em Lajeado, Santa Cruz do Sul e, mais recentemente, na região da Grande Porto Alegre desde o primeiro dia do mês de maio. Esse revezamento é necessário e fundamental para que os bombeiros sigam atuando em pleno vigor — afirma o Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza.