logo RCN
Rio do Campo

Semana da Saúde Bucal nas Instituições de Ensino

  • Dra. Maria Angélica - CEI Bem-te-vi

Anualmente, no mês de outubro, acontece a Semana Bucal no Estado de Santa Catarina, culminada no dia 25, que é o Dia do Cirurgião-Dentista. O evento tem por objetivo chamar atenção da sociedade catarinense para a importância da saúde bucal e, ainda, enaltecer o trabalho que os profissionais da Odontologia desempenham, participando do cuidado da saúde geral e do sorriso das pessoas.

As atividades prolongaram- -se na primeira semana do mês de novembro, momento em que se intensificaram ações em Saúde Bucal em Rio do Campo. Foram desenvolvidas atividades educativas em quase todas as instituições de educação: desde os centros educacionais até as escolas.

Esse trabalho foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde através da Dra. Maria Angélica Lucca e a Técnica em enfermagem, Andreia V. Zanella, em conjunto com atividades que já vinham sendo feitas pelos professores. Dentre eles, destacam-se os Projetos de Saúde: Saúde Bucal e Saúde na Escola que envolvem crianças de 3 a 12 anos em ações de promoção de saúde. Na escola tornam-se efetivas tais ações, pois pode-se trabalhar temas que influenciam na saúde humana, estimulando maior cuidado com a higiene bucal.

"O ensino de saúde é um desafio para garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes no dia a dia da escola. Por isso, questões ligadas à Saúde Bucal ganham espaço no currículo escolar por meio da transversalidade. Através de atividades lúdicas e prazerosas para as crianças, tais como contações e dramatizações de histórias, músicas sobre higiene , com melodias do folclore brasileiro e teatro de fantoches ganham sua importância nesse contexto educativo", comenta Dra. Maria Angélica.

Na atividade específica da Semana de Saúde Bucal deste ano foi trabalhada a contação de história, como objetivo de despertar interesse pelo assunto e contribuir para que as crianças tenham atitudes no seu dia a dia que proporcione melhorias na saúde bucal.

"Convém pontuar a participação dos alunos na colaboração dos trabalhos, bem como dos professores, funcionários das escolas que foi de vital importância para realização dos trabalhos", afirma a dentista.

Essas campanhas são importantes para educar e informar as pessoas sobre os efeitos da dieta, higiene, uso de fluoretos e de como se dá o processo saúde-doença. Essas ações contribuem para que os indivíduos tenham um estilo de vida mais saudável, ampliando as possibilidades de autocuidado com sua saúde bucal, por meio de investimentos em saúde preventiva.

Anterior

Defesa Civil SC instala kit de transposição em Rio do Campo

Próximo

Após vistas, TCE sugere rejeição das contas de Duda; ASSISTA

Deixe seu comentário