logo RCN
Núcleo Extensionista

Rondonistas mobilizam Rio do Campo e cidades do Alto Vale

  • Divulgação - Projeto Rondon na EEB Dr Fernando Ferreira de Mello

O Núcleo Extensionista Rondon da UDESC está em cidades como Rio do Campo, Santa Terezinha e Taió realizando a 'Operação Alto Vale'. A mobilização está acontecendo desde o dia 1º de março em diversos municípios. 

O Jornal A Tribuna do Vale acompanhou essa iniciativa, que possibilita o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da Universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários do estado.

O Núcleo realiza atividades desde 2010 atuando de diversas formas por onde passa, estimula a participação da comunidade em geral a conhecer a cultura local e visa seu desenvolvimento. O trabalho é desenvolvido em parceria com o município e envolve várias instituições e entidades.

O JATV conversou com a especialista em Educação Física Escolar, Marilise Rossini, que é a Coordenadora dos Rondonistas de Rio do Campo. Mari, como prefere ser chamada, reside em Florianópolis e trabalha na Pró Reitoria de Extensão Cultura e Educação, além de ter função de Técnica de Desenvolvimento na Udesc. Mari contou que a ideia central do Projeto Rondon é a de atender as necessidades específicas do setor de educação, social, ambiental e do trabalho.

A escolha de Rio do Campo como cidade para operação deste grupo, veio através de uma precursora no município "Realizamos uma visita na cidade, conversamos com o Prefeito e a Secretaria da Educação do município. Questionamos o interesse do município de realizarmos as atividades do Projeto Rondon no Alto Vale. Foi realizado um Termo de Convênio com a cidade", explica Mari.

Para traçar os trabalhos a serem desenvolvidos, a equipe dos Rondonistas se reuniu para debater as necessidades da cidade e dos locais de atuação, bem como a respectiva faixa etária do público atendido.

A Coordenadora declarou ao Jornal A Tribuna do Vale que todos foram bem acolhidos em Rio do Campo. Marilise também elogiou a população que sempre foi muito bem receptível, o que tornou o seu trabalho gratificante "Interação com o povo é o forte da nossa equipe", destaca Marilise "Sentimos que estamos com o dever cumprido e estamos atingindo nosso ideal. O povo é bem receptivo e respondem bem as atividades que desenvolvemos com eles".

Para a Coordenadora dos Rondonistas de Rio do Campo, a atuação está sendo produtiva "A experiência que estamos vivendo jamais será esquecida", completa. Marilise acredita que deixará à cidade um sentimento de continuidade de trabalho, de esperança e trabalho em equipe.

Mari destaca quais lembranças o grupo levará de Rio do Campo para suas cidades "Fomos muito bem recebidos com muito carinho, atenção e dedicação. A receptividade da população e dos gestores da Cidade ficará em nosso coração e nossa memória. A cidade é linda e o povo é muito unido. Levaremos a amizade, a gentileza, humildade e carinho do povo da cidade Rio do Campo".

 

Anterior

Mulher: Liberdade e inclusão

Próximo

PMDB realiza evento em Rio do Campo para as mulheres

Deixe seu comentário