logo RCN
Mais frio

Rio do Campo tem sua madrugada mais fria de 2016

  • Reprodução/RBS TV - Geada cobriu vegetação de Urupema nesta sexta (29)

Manhã de sexta (29) tem registro de geada em vários pontos de SC. Temperaturas ficaram negativas do Oeste ao Norte catarinense.

A nova mínima foi de 2.6ºC, registrados as 3h da manhã pela estação meteorológica de Rio do Campo. A mínima anterior havia sido registrada ontem às 8h da manhã em uma temperatura de 4,5ºC.

A sexta-feira (29) em Santa Catarina seguiu com as mesmas características dos últimos dias: muito frio. Em Urupema, na Serra, os termômetros chegaram a -4°C. Entre a região e o Oeste, várias cidades tiveram geada, com vegetação tomada pelo gelo desde a quinta (28).

O meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, informou por meio dos dados do Inmet/Ciram, as temperaturas mais baixas até as 6h:

Urupema: -4ºC
Bom Jardim da Serra: -2,5ºC
São Joaquim e Otacílio Costa: -1,5ºC
Monte Castelo: -1,2ºC
Fraiburgo: -1ºC
Lages: -0,9ºC
Vargem e Campo Belo do Sul: -0,8ºC
Ponte Serrada: -0,7ºC
Urubici: 0ºC

Aquecimento à tarde
"A tendência é que nesta sexta as temperaturas subam um pouco, com a tarde um pouco mais agradável", informou Puchalski. No Oeste e na Serra, as temperaturas devem ficar entre 10ºC e 13ºC. Já nas demais cidades, devem variar entre 17ºC a 20ºC.

O dia deve ser nebuloso em quase todo o estado, com poucas aberturas de sol.

Como se forma a geada?

As condições para ocorrer geada são "céu claro e baixa temperatura", explicou o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins. O fenômeno pode ocorrer  com temperaturas positivas, desde que perto de 0ºC.

Neve em São Joaquim

Na quarta-feira (27), moradores de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, registraram pequenos flocos de neve por volta das 20h , segundo a Epagri/Ciram, quando a temperatura chegou a -1°C. No Morro da Antena, em Urupema, a temperatura chegou a -2°C até a meia-noite, com uma sensação térmica de -21°C.

Sincelo

Já na manhã de quinta (28), na Serra catarinense, pasto e vegetação amanheceram congelados. O sincelo, um fenômeno caracterizado pelo congelamento das gotas de água de nevoeiro em suspensão ao tocar com alguma superfície, foi registrado.

Anterior

Pavimentação da Avenida Tiradentes entra nas últimas etapas

Próximo

Projeto Cidadania Rural orienta sobre legislação previdenciária rural e tributária

Deixe seu comentário