

Santa Terezinha
- Momentos das palestras na EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello no dia 12
A discussão sobre a violência contra a mulher é essencial para conscientizar a sociedade e garantir a segurança de todas. Com esse objetivo, a Escola de Educação Básica Dr. Fernando Ferreira de Mello, em Rio do Campo, promoveu uma série de atividades entre os dias 10 e 14 de março, marcando a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher, instituída pela Secretaria Estadual de Educação (SED).
Durante a semana, diversas iniciativas foram realizadas para educar e prevenir situações de violência contra meninas e mulheres. Os alunos das terceiras séries do Novo Ensino Médio (NEM) elaboraram e produziram bótons com a mensagem "Somos pérolas, não pedras". Além disso, desenvolveram trabalhos manuais e pinturas com conteúdos voltados à conscientização.
Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação de um vídeo em formato de monólogo, produzido por alunos da 2ª série 3 do NEM. A obra emocionou o público e recebeu diversos aplausos e elogios, demonstrando o talento e a sensibilidade dos estudantes sobre o tema.
Outro ponto alto da programação foi a palestra “Combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e relacionamentos abusivos”, ministrada pela policial Yasmin Klöckner, responsável pela Rede Catarina de Proteção à Mulher de Santa Terezinha e Rio do Campo. Durante sua fala, a policial destacou os tipos de violência, formas de prevenção e os canais de apoio disponíveis para as vítimas. Ela também chamou a atenção para os altos índices de ocorrências de violência doméstica nos municípios da região, como Rio do Campo e Santa Terezinha, afetando principalmente mulheres e crianças.
Com uma postura firme e engajada, Yasmin conquistou a atenção dos alunos e reforçou a importância de escolhas conscientes em relação a amizades e relacionamentos. Sua abordagem inspirou os estudantes a serem agentes do bem na sociedade.
As palestras ocorreram na quarta-feira, dia 12, nos períodos matutino e noturno, para um total de 102 alunos do 6º ao 9º ano e 224 alunos do novo ensino médio.
A palestra no período matutino contou também com a presença da vereadora Deisi Felczak (PL) que foi vítima de tentativa de feminicídio pelo ex-marido, em 2024. Deisi compartilhou seu testemunho de superação e reforçou a importância do trabalho realizado pela Rede Catarina. Sua presença emocionou os alunos e enriqueceu o evento com palavras de incentivo e conscientização.
A diretora da escola, Áurea Lígia Tambosi Mannrich, agradeceu a todos os envolvidos no projeto e destacou a relevância de iniciativas como essa para a formação cidadã. "Projetos assim cooperam de forma efetiva para a formação de cidadãos de bem, que valorizam a família e fortalecem uma comunidade saudável e próspera", afirmou.
A Semana de Combate à Violência Contra a Mulher na EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello demonstrou que a educação é uma poderosa ferramenta de conscientização, contribuindo para um futuro mais seguro e igualitário para todas as mulheres.
Durante o mês de março, a Rede Catarina intensificará as ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Também no dia 12, no período da tarde, foi realizada uma palestra sobre o mesmo tema para 65 alunos do 6º ao 9º ano da E.E.B. Maestro Heitor Villa Lobos, na comunidade de Taiozinho, interior de Rio do Campo.
Vídeo, monólogo elaborado por alunos da 2ª série 3 do NEM >> https://www.youtube.com/watch?v=EBLYDnzH0T4
EMERGÊNCIA? Ligue 190
Baixe o app PMSC Cidadão
Denúncias? Acesse: www.pm.sc.gov.br/denuncia
ÚLTIMAS
Santa Terezinha
Feminicídio
Tempo
Mel catarinense
Brasil
Rio do Campo
Santa Catarina
Tempo
ATENÇÃO
Segurança
Santa Catarina
Deixe seu comentário