
Rio do Campo
Divulgação -
A professora Joana Filhakoski Bejger, 54 anos, é formada em pedagogia e pós- -graduada em pedagogia da infância - educação infantil e séries iniciais.
Ela reside na Serra da Garganta, interior de Santa Terezinha. Leciona desde 1981, assim, exerce há 36 anos a profissão. Em sua carreira atua em séries iniciais do ensino fundamental. Joana trabalhou os primeiros 17 anos na escola de sua comunidade, sempre com turmas multisseriada. Dentro desses 36 anos de profissão, a professora destaca que foi alfabetizadora em pelo menos um turno.
Destacando os locais por onde trabalhou, Joana fala sobre sua carreira "Quando houve a nucleação, em 1998, eu e meus alunos da comunidade fomos transferidos para a EEB Pe. João Kominek, sendo que após dois anos, voltei a trabalhar em escola municipal, em Itaió Sertão, na qual atuo até hoje.
Durante esses anos tive a oportunidade de coordenar cursos, professores (PCNs em ação e PROF) e assumi a direção da escola em que trabalho". A professora Joana fala sobre as turmas onde mais gosta de trabalhar "Há vários anos assumi o compromisso com o 1º ano, pois é como alfabetizadora que mais me identifico. Já no outro período leciono para crianças maiores, de 4º e 5º anos". Ela explica que ingressou nessa profissão por acaso "Fui nomeada pela comunidade e aceitei o convite, jamais imaginaria que essa seria a minha 'missão' e não somente uma profissão", comentou.
Quando questionada sobre o que é educar, Joana fala sobre amor "Eu penso que quando a gente ama o que faz, tudo parece ser compensador, a alegria das crianças no dia a dia, deixando um ambiente "leve", descontraído, aquele abraço carinhoso, a cartinha com palavras escritas do jeito que conseguiu, ou ainda só com desenhos". Ao longo da carreira, a Professora explica que foi compensadora a oportunidade que ela e seus alunos tiveram de participar de inúmeras feiras escolares, conquistando títulos para a escola e o município. Ainda destaca ocasiões onde recebeu uma mensagem de outros profissionais que um dia foram seus alunos dizendo "Valeu professora, você foi um espelho para mim".
Para a professora, o que a motiva são as conquistas dos objetivos "As grandes conquistas são inesquecíveis na vida do professor, assim como na vida do aluno, mas penso que chegar ao final de cada ano vendo o objetivo alcançado, principalmente na alfabetização, foi e continua sendo uma alegria muito grande". A professora Joana estima ter lecionado para cerca de 1.500 alunos. "Agradeço a Deus por ter me dado o dom de ajudar a aprender", finaliza Joana. Professora Joana Filhakoski Bejger: Há 36 anos exercendo sua 'missão'.
ÚLTIMAS
Rio do Campo
Tempo
Vídeo
tragédia
Rio do Campo
Rio do Sul
Santa Catarina
Segurança
Tempo
URGENTE
Santa Terezinha
Segurança
Deixe seu comentário