
Política
Despertar nos alunos a ética, a integridade e o respeito, tanto no âmbito escolar como familiar e social são alguns dos objetivos do Prêmio Honestidade nas Escolas, que chega em sua 4ª edição. Os troféus e certificados aos 15 alunos vencedores foram entregues na manhã da segunda-feira, dia 12, em ato, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, com a presença do governador Carlos Moisés.
O projeto premiou os desenhos mais criativos a partir do tema “Como praticar a tolerância na escola?”.
A 4ª edição do projeto teve mais de 30 mil alunos do 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental inscritos – participaram 269 escolas e 105 cidades. As regionais de Florianópolis, Tubarão, Criciúma e Araranguá tiveram o maior número de inscritos. O concurso, neste ano, é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED). Os alunos e seus professores receberam ainda uma viagem de estudos a Florianópolis, incluindo hospedagem.
Dos mais de 30 mil inscritos, os aplausos riocampenses vão para a aluna Sofia Ventura, estudante do 2º ano da EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello, de Rio do Campo. Sofia fez bonito e alcançou o feito de receber o prêmio do terceiro melhor desenho os milhares de inscritos entre os 2º anos.
A importância de ajudar as pessoas foi o título do desenho da pequena Sofia, que tem apenas 8 anos. No encontro com o governador, Sofia contou que desenhou uma menina na cadeira de rodas e outra criança que foi ajudar ela na acessibilidade e ao lado desenhou um menino que estava ajudando a irmãzinha cega. “Desenhei para mostrar que precisamos ajudar os outros, não rir das pessoas, não ter preconceito, não maltratar e não falar apelidos. Temos que ajudar as pessoas de alguma maneira. Eu estou muito feliz em receber o prêmio”, relatou Sofia, que também levou um desenho para o governador.
“A Educação tem a capacidade transformadora. E esse prêmio, esse movimento combina muito com o que fizemos na gestão do governo, a forma como enxugamos a máquina pública, a revisão dos contratos e o combate a corrupção. Sempre temos que fazer o que é certo, e é isso que vemos hoje aqui com a iniciativa dos alunos em trilhar esse caminho, de ter a percepção de que fazer o correto é sempre melhor e mais tranquilo para todos. As crianças nos mostram que estão aprendendo e têm muitas lições também para nos ensinar”, disse o governador, que esteve acompanhado da primeira-dama, Késia Martins da Silva.
Para o diretor da EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello, Marinho Meurer, a premiação da aluna foi gratificante “Eu, como diretor, me sinto extremamente feliz! Foi uma satisfação muito grande levar a pequena Sofia para receber um prêmio de nível estadual, na Casa d'Agronômica. E ainda, ela teve o privilégio de sentar-se à mesa com o governador”, destaca Marinho.
Meurer faz questão de ressaltar o potencial da aluna riocampense “A Sofia tem um grande potencial, durante a viagem ela contagiou a todos com seu carisma e energia. Fico muito feliz por ela! Na premiação vi o encantamento nos olhos dessa menina”, destaca o diretor e acrescenta “Nós da escola Fernando Ferreira de Mello só temos a agradecer à aluna Sofia que representou muito bem nossa escola, sendo motivo de orgulho para nós. Também agradecemos à professora Jaqueline Fuechter do Nascimento por ter participado desse concurso e à equipe administrativa da escola que deu o suporte necessário”.
Quem também está lisonjeada com o prêmio, é a mamãe da Sofia, Eliani Eyng. Ela afirma que a conquista da filha foi emocionante “Quando fiquei sabendo da premiação, fiquei muito orgulhosa e até emocionada, não imaginava que seu desenho seria premiado e ver a felicidade dela foi algo gratificante”, diz.
Eliani conta que Sofia sempre gostou muito de desenhar “Ela tem muita facilidade de fazer e recriar desenhos admiráveis”, cita. Além de talentosa, Sofia é extremamente carismática “Ela também tem muita facilidade de interagir com as pessoas, até mesmo desconhecidas. Quem a conhece sabe que ela adora conversar e abraçar. É de opinião formada, sempre questiona muito e é muito curiosa”, finaliza Eliani.
Sofia é uma excelente aluna, afirma a professora da menina
Formada em Ciências Biológicas e Pedagogia e professora há mais de 15 anos, Jaqueline Fuechter do Nascimento, de 36 anos, é a professora da pequena Sofia, e ao saber do resultado do projeto ficou orgulhosíssima de sua aluna “Eu como professora fiquei muito feliz e orgulhosa, porque a Sofia é uma excelente aluna e representa muito bem a turma do 2º ano, que é uma turma maravilhosa”, comenta a professora.
Jaqueline afirma que é uma experiência muito gratificante ver o trabalho da aluna Sofia e de todos os envolvidos sendo reconhecido “Ainda mais, referente a uma temática tão importante que é praticar a tolerância na escola”, cita a docente e acrescenta “E mais feliz ainda, por ver a alegria da Sofia em cada momento, da realização do trabalho até a premiação”.
Para a professora Jaqueline, o resultado do concurso é uma vitrine para motivar outros alunos “Com certeza esse reconhecimento e essa premiação servirão de estímulo para participar de outros eventos. Sabemos que nossos alunos possuem muito potencial e precisam acreditar que seus sonhos são possíveis. E eu, como professora, sempre os incentivarei para acreditarem que é possível para todos, despertando o interesse para que cada vez mais se sintam motivados em fazer o melhor e buscar novas conquistas”, garante”, Jaqueline.
Sobre a aluna Sofia, a docente se sente orgulhosa em expressar: “A Sofia é uma aluna querida, simpática e comunicativa. Adora conversar e fazer novas amizades. É uma excelente aluna, comprometida com os estudos. Na sala de aula realiza suas atividades com empenho e dedicação. Está sempre disposta para realizar as atividades propostas e ajudar os colegas. Ela apresenta uma criatividade admirável, em sala, quando conclui suas atividades, logo percebo que já está recortando, desenhando, colorindo, desenvolvendo alguma atividade criada por ela. Ela é supertalentosa, seus desenhos são lindos e impressionam”, finaliza a professora.
ÚLTIMAS
Política
Celebridades
Taió
Rio do Campo
Tempo
Cultura
Salete
Vale do Itajaí
Taió
Vagas de emprego
Tempo
Rio do Campo
Deixe seu comentário