O casal, Lindomar e Bernadete Uliano, ambos com 70 anos, residem na comunidade do Rio Waldrich e no dia 2 de julho comemoraram 50 anos de casados. Lindomar nasceu na cidade de Salete e Bernadete na cidade de Anitápolis.


Os dois se conheceram quando ainda eram jovens "Nós éramos vizinhos aqui no Rio Waldrich. Namoramos por três anos e quatro meses. Nos casamos na Igreja Matriz de Rio do Campo, no dia 2 de julho de 1966. Nosso primeiro filho nasceu no dia primeiro de junho de 1967. Nossos filhos se chamam: Moacir Uliano, de 49 anos, Leni de 47 anos, Luceni, 36 anos e Juraci, 34 anos".


Nesta data, o casal, junto com a família, festejou o aniversário da união e renovou as promessas feitas durante o casamento. "A comemoração foi muito especial, muito importante. Estava tão ansiosa para chegar essa hora, tão feliz. Temos que agradecer a Deus e a todo povo que foi, aos parentes, amigos, a todo pessoal da comunidade que tanto colaborou, ao coral do Rio Waldrich, ao CPC da Capela Santo Alberto e a Irene H. Janning e Família. Agradeço ao padre Saule que tanto nos abençoou. Também a Deus por ter abençoado essa união para durar tantos anos", agradece Bernadete. "E esperamos chegar pelo menos até os 60 anos de casados", relata entusiasmado o casal.

Um pouco da história de Lindomar e Bernadete
No início da vida de casados, Bernadete e Lindomar trabalhavam na roça "Trabalhávamos na roça como agricultor, depois de três anos eu comprei o caminhão e trabalhava com o caminhão no inverno, durante o verão plantávamos arroz. Trabalhamos assim até 1990, então iniciamos com o mercado, que até hoje é o Supermercado Uliano. Faz quatro anos que saí do mercado e deixei para o filho", comenta Lindomar.


Passaram por algumas dificuldades, mas conseguiram superar "O começo do casamento foi meio sofrido. Naquela época não tinha muito recurso, não tinha nem energia elétrica, então o que fazíamos era engorda de porco, vender nata, essas coisas. Depois melhorou um pouco com a compra do caminhão".
Segundo Lindomar, para iniciar a vida de casados, seus pais deram um terreno, que depois eles pagaram "A Bernadete também ganhou algumas coisas, e começamos com aquilo", conta.
Durante esses anos de casados, a maior alegria foi a chegada dos filhos "Foram os momentos de mais alegria. Também tivemos outras datas alegres, mas a chegada dos filhos e netos foram as maiores alegrias para nós", afirma Bernadete.


Com o esposo Lindomar, Bernadete conta que aprendeu muito "Compreendemos que cada um tinha que suportar um ao outro, as diferenças um do outro. Superamos as dificuldades por ter muito amor um pelo outro, sempre nos entendemos muito bem, isso foi nossa maior felicidade também, por termos nos dado tão bem, entre nós e com os filhos". Lindomar acredita que a confiança contribui muito para essa união duradoura "Ter confiança um no outro, eu saía muito e tinha confiança nela, da mesma forma ela confiava em mim".


Através do companheirismo, amor, respeito um pelo outro, cultivam a união até hoje e confirmam que estão felizes "Somos muito felizes, por isso estamos 50 anos casados", afirma o casal.
A família é um bem precioso, que precisa ser cultivada "Família é tudo, a família é um dom de Deus que temos que agradecer a Deus por ter mandado filhos que tem respeito por nós e que amamos muito", expressa Bernadete.


O casal tem oito netos: Rafael, Letícia, José Vitor, Gabriel, Geovana, Andresa, Samara e Solange.
E para quem casou recentemente, Lindomar e Bernadete dão um conselho "Tem que compreender, ter respeito um pelo outro e amor, que assim, vai durar".

Palavras do filho mais velho, Moacir Uliano 


Filho mais velho do casal, Moacir Uliano, fala qual é o significado dos pais para ele "Para mim significam a minha própria vida, são sinônimos de amor, carinho, sabedoria, paciência, força e persistência". Para Moacir, educação, bom caráter, honestidade, dedicação, persistência, senso de justiça, religiosidade e amor são os maiores exemplos que eles passaram a ele.


A comemoração das Bodas de Ouro foi um dos momentos mais marcantes de sua vida como filho "Para mim, o momento mais marcante foi a comemoração das bodas de ouro com a Santa Missa. A emoção foi muito forte. Passou um filme pela minha cabeça de todas as lutas, conquistas, sofrimentos e alegrias que a família passou. Sou o filho mais velho e consequentemente o que mais conviveu com eles. A minha mãe é uma mulher muito batalhadora, apesar da saúde frágil, nunca deixou de trabalhar e cuidar muito bem dos filhos. É uma guerreira. Meu pai sempre foi um empreendedor, apesar das dificuldades sempre inovava pensando em nosso futuro. Aprendi muito com ele. Parabéns pelas bodas de ouro e por tudo o que representam para toda nossa família".


E para finalizar, Moacir deixa sua mensagem "Eu gostaria de dizer que eu os amo muito, que tenho muito orgulho de ser filho de duas pessoas maravilhosas como eles".