Ao longo da nossa vida conheceremos muitas pessoas que de uma forma ou de outra ficarão marcadas em nossa memória, seja por alguma lembrança boa ou até mesmo ruim. Todo ou qualquer tipo de relacionamento que construirmos durante a nossa caminhada irão alimentar uma força ou uma fraqueza que temos dentro de nós.
Ao instruir seus discípulos no Sermão do Monte, Jesus fala sobre a importância de sermos influenciadores no que diz respeito às ações que praticamos com objetivo de um dia chegar ao Céu (cf. Mateus 5.13-16). Ser sal da terra e luz do mundo vai muito além de uma frase bonita, há um contexto histórico e totalmente prático nessa passagem. No que diz sentido ao contexto histórico, o sal era um elemento totalmente indispensável para que os sacrifícios pudessem ser oferecidos no Templo em Jerusalém (cf. Ezequiel 43.23-24), além de ser um produto valioso que na época servia também como moeda de troca entre gregos e romanos quando o assunto era compra e venda (daí surgiu a palavra "salário"); já no sentido prático, sabemos que o sal dá sabor ao alimento e o preserva contra o apodrecimento.
Mas o que Jesus realmente quer dizer quando nos chama de sal da terra e luz do mundo? Ora... Que cada um de nós devemos ser exemplo onde quer que estejamos. Dando "sabor" ao mundo e ajudando a preservá-lo contra o mal, contra a podridão, assim como faz o sal. Sendo a luz que brilha em meio a escuridão, indicando o único caminho ao Céu, que é o próprio Cristo.
Analisando todo este contexto concluímos que, assim como necessitamos ser influenciadores desta geração, precisamos também ser bons ouvintes e observadores das pessoas que consideramos como amigos ou até mesmo nossos familiares, influenciando, caso contrário seremos influenciados. Que possamos ser ousados, indo além das expectativas, para que não venhamos a andar segundo o conselho dos ímpios, nem se deter no caminho dos pecadores e tão pouco se assentar na roda dos escarnecedores (cf. Salmo 1.1).
Que o nome de Cristo possa ser glorificado através da nossa vida!
Deixe seu comentário