Risco é moderado a alto para alagamentos, ventania e queda de granizo no estado

A quarta-feira (06) começa com tempo nublado em grande parte de Santa Catarina, especialmente no centro-leste. A frente fria que causava instabilidade começa a se afastar para alto mar, reduzindo a ocorrência de chuvas. No entanto, nas regiões do Grande Oeste o sol aparece entre nuvens, com temperaturas em elevação e possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados à tarde. O risco é moderado para ocorrências associadas, especialmente no Oeste e Extremo Oeste.

Durante a manhã, os termômetros registram mínimas entre 6°C e 10°C nos Planaltos, e entre 10°C e 15°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam entre 15°C e 17°C no Litoral, e ficam em torno dos 12°C nos Planaltos.

Na quinta-feira (07), a formação de um sistema de baixa pressão e o avanço de uma nova frente fria aumentam significativamente a instabilidade em todas as regiões. O dia será marcado por temporais com raios, chuva intensa, ventos fortes e possibilidade de granizo. O risco é moderado a alto para alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e danos na rede elétrica.

As temperaturas seguem amenas pela manhã, com mínimas entre 7°C e 10°C nos Planaltos, e entre 11°C e 15°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 18°C a 23°C dependendo da região.

Leia também:

Coração de jovem catarinense salva criança após trágico acidente

Na sexta-feira (08), o tempo segue instável com risco de temporais durante todo o dia. No período da noite, a chegada de uma massa de ar frio e seco tende a reduzir a chuva e provocar uma queda brusca nas temperaturas. O risco é moderado para ocorrências relacionadas ao frio intenso, como agravamento de doenças respiratórias e hipotermia.

Tendência para o fim de semana

No sábado (09) e domingo (10), o tempo firme volta a predominar com sol entre nuvens na maior parte do estado. O frio será destaque, com sensação térmica mais baixa, principalmente nas primeiras horas da manhã. O risco segue moderado para desconforto térmico e problemas de saúde relacionados às baixas temperaturas.

Fonte: Defesa Civil