logo RCN
Tempo

Defesa Civil emite alerta para temporais em Santa Catarina entre quarta e quinta-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a ocorrência de temporais e chuvas intensas em várias regiões do estado entre esta quarta-feira (02) e quinta-feira (03). O fenômeno é resultado do avanço de uma frente fria, que deve deixar o tempo instável e aumentar as chances de temporais em diferentes áreas catarinenses.

As instabilidades começam a se intensificar ainda na madrugada de quarta, atingindo inicialmente o Planalto Sul e o Litoral Sul. Posteriormente, os temporais devem se expandir para o Grande Oeste, com maior intensidade nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, as condições climáticas adversas devem alcançar a porção central e o norte do estado.

De acordo com a Defesa Civil, os temporais podem ser acompanhados de raios, rajadas de vento e, em alguns casos, queda de granizo. As áreas em alerta laranja, destacadas no mapa emitido pelo órgão, apresentam maior risco de ocorrências graves, como alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e enxurradas. Já nas regiões marcadas em amarelo, os temporais devem ser mais isolados, mas ainda com potencial de chuva intensa e risco moderado. Para as áreas indicadas em verde, o risco de ocorrências relacionadas ao tempo é considerado baixo.

Entre as recomendações da Defesa Civil para a população estão evitar permanecer em áreas abertas durante os temporais, especialmente longe de árvores e postes de energia, e não atravessar ruas alagadas ou pontes submersas. Em caso de temporais na praia, é recomendado não entrar na água.

As autoridades continuam monitorando a situação e recomendam que a população esteja atenta aos alertas emitidos pelos canais oficiais.​

Setembro de 2024 é o mais quente em 63 anos, aponta Inmet Anterior

Setembro de 2024 é o mais quente em 63 anos, aponta Inmet

Santa Catarina enfrenta forte onda de calor com máximas próximas de 40°C Próximo

Santa Catarina enfrenta forte onda de calor com máximas próximas de 40°C

Deixe seu comentário