-
- Nicolás Maduro será julgado por narcoterrorismo e posse de metralhadoras em Nova YorkFoto: Divulgação/Casa Branca/ND Nicolás Maduro será julgado por narcoterrorismo e posse de metralhadoras em Nova York Foto: Divulgação/Casa Branca/ND
Ex-presidente da Venezuela é acusado de crimes relacionados ao narcoterrorismo e pode ser condenado à prisão perpétua no tribunal de Nova York
O ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez nesta segunda-feira (5) sua primeira audiência na Justiça dos Estados Unidos. O julgamento ocorre no Tribunal Federal do Distrito Sul de Manhattan, em Nova York, às 14h no horário de Brasília. Ele e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados em Caracas no sábado (3) por tropas norte-americanas e levados aos EUA sob ordens do presidente Donald Trump.
O casal está detido no MDC (Centro de Detenção Metropolitano) do Brooklyn, onde aguardará o andamento do processo. Nesta primeira audiência, o juiz federal apresentou formalmente as acusações contra Maduro, que incluem conspiração narcoterrorista, conspiração para importação de cocaína, posse de armamentos e dispositivos destrutivos, além de conspiração para usá-los contra os Estados Unidos.
A pena máxima para os crimes pode chegar à prisão perpétua. Caso Maduro não tenha advogado, o tribunal poderá designar um defensor público ou permitir que ele se defenda por conta própria.
Prisão onde Maduro está detido é alvo de denúncias por mais condições
O MDC Brooklyn é conhecido por abrigar detentos de alto perfil e por suas condições precárias. O local já recebeu nomes como Ghislaine Maxwell, R. Kelly, P. Diddy e o ex-presidente da CBF, José Maria Marin. Atualmente, abriga cerca de 1.300 presos e enfrenta problemas como falta de luz, alimentação insuficiente, violência entre detentos e escassez de pessoal. Os juízes federais já classificaram o ambiente como “barbárico” e “desumano”.
Maduro e Cilia Flores foram levados inicialmente ao navio de guerra USS Iwo Jima e, em seguida, transportados de avião com escala em Cuba, desembarcando nos Estados Unidos por volta das 18h30 de sábado.
Leia também: Ano Novo termina em luto: mãe morre arrastada pelo rio e buscas por criança continuam em SC
Fonte: ND / Justiça Federal dos EUA / Casa Branca
ÚLTIMAS
Segurança
Segurança
Tempo
Tempo
Segurança
Segurança
Saúde
Rio do Campo
Política
Segurança
Tempo
Trânsito
Deixe seu comentário