Impedido de usar celular durante internação em Brasília, ex-presidente oficializou Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência em 2026 por meio de carta manuscrita

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) oficializou seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como pré-candidato à Presidência da República em 2026, por meio de uma carta manuscrita, lida publicamente na manhã desta quinta-feira (25), em frente ao Hospital DF Star, em Brasília.

Carta foi escrita enquanto Bolsonaro estava preso

A carta foi redigida no dia 23 de dezembro, quando Bolsonaro ainda se encontrava detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre prisão desde novembro. O documento foi lido por Flávio Bolsonaro momentos antes do ex-presidente ser submetido a uma cirurgia.

A leitura ocorreu de forma pública porque Bolsonaro está proibido de utilizar celular ou outros dispositivos eletrônicos durante a internação hospitalar, conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Principais mensagens do documento

No texto, Bolsonaro afirma que a escolha do filho representa uma decisão consciente, tomada para preservar a representação política daqueles que o apoiaram. Ele também relata ter enfrentado “duras batalhas”, com impactos na saúde e na família, em razão de suas posições políticas.

Durante a leitura, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) acompanhou o irmão e reforçou apoio à pré-candidatura de Flávio, destacando a união da família.

Estratégia política em meio à prisão

De acordo com informações divulgadas pela imprensa nacional, a escrita de cartas passou a ser uma estratégia sugerida por aliados, permitindo que Bolsonaro mantenha contato com apoiadores mesmo sob restrições judiciais.

Esta foi a primeira carta tornada pública desde a prisão do ex-presidente e foi escolhida estrategicamente para marcar o lançamento da pré-candidatura do filho mais velho à Presidência da República.

Trechos da carta de Jair Bolsonaro

Na íntegra, Bolsonaro afirma:

“Ao longo da minha vida, tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com a minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.”

“Diante desse cenário de injustiça, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026.”

“Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para a missão de resgatar o nosso Brasil.”

A carta é encerrada com uma mensagem religiosa e patriótica, reforçando valores como Deus, pátria, família e liberdade.

Leia também: Bolsonaro tem 90 episódios de apneia por hora e pode passar por novo procedimento, diz médico

Fonte: ND Mais


Siga-nos no