logo RCN
Luz

Conta de luz seguirá sem taxa extra em abril, diz Aneel

A conta de luz continuará sem cobrança adicional em abril. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que manterá a bandeira tarifária verde para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), devido às condições favoráveis de geração de energia nas usinas hidrelétricas, que continuam com reservatórios em níveis satisfatórios.

Desde dezembro de 2024, a bandeira verde está em vigor, o que significa que não haverá acréscimo nas faturas de energia. Apesar da aproximação do período seco, o abastecimento por meio das hidrelétricas, que é mais econômico em comparação às termelétricas, segue estável, evitando a aplicação das bandeiras amarela ou vermelha, que implicariam custos adicionais para os consumidores.

As bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 para refletir o custo da geração de energia elétrica. Em períodos de maior escassez de água, quando as hidrelétricas não conseguem gerar toda a energia necessária, pode ser cobrada uma tarifa extra, que pode chegar a R$ 7,877 por cada 100 kWh consumidos, no caso da bandeira vermelha patamar 2. O Sistema Interligado Nacional cobre a maior parte do Brasil, exceto algumas áreas isoladas da Região Norte e o estado de Roraima, onde o fornecimento ainda depende de usinas térmicas movidas a diesel.

Petrobras anuncia redução do preço do diesel nas refinarias Anterior

Petrobras anuncia redução do preço do diesel nas refinarias

Moraes concede prisão domiciliar a condenado do 8 de janeiro que trata câncer e sofreu infarto Próximo

Moraes concede prisão domiciliar a condenado do 8 de janeiro que trata câncer e sofreu infarto

Deixe seu comentário