logo RCN
Catarinense

Campeonato Catarinense pode ser paralisado após decisão do TJD-SC sobre erro de arbitragem

O pleno do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC) aceitou o recurso do Barra e recebeu a denúncia por erro de direito na conduta do árbitro Bráulio da Silva Machado na partida entre o Pescador e Caravaggio, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense. A decisão do colegiado foi tomada em sessão realizada no final da tarde desta quinta-feira (06).

Com a decisão, o TJD-SC não reconhece o resultado da partida entre Caravaggio e Barra – empate sem gols – e os pontos não podem ser computados na tabela. Se a vitória do Pescador for confirmada, altera os classificados e dois confrontos das quartas de final, já finalizadas.

Foram quatro votos favoráveis ao Barra, e dois contrários – incluindo o do vice-presidente do TJD-SC, Mário Bertoncini, que comandou a sessão. Na primeira investida do Barra, o presidente do TJD, Afonso Buerger Filho, optou por não receber a denúncia.

Com o recurso aceito pelo pleno, o Campeonato Catarinense pode ser paralisado – o Barra pede a impugnação da partida contra o Caravaggio, alteração do resultado do jogo para vitória por 1 a 0 e imediata paralisação do estadual.

A defesa do Barra chegou a solicitar que o julgamento do mérito do pedido (impugnação da partida e paralisação do campeonato) fosse feito ainda na sessão desta quinta-feira. Mas a solicitação não foi aceita pelo pleno.

O julgamento do mérito, que vai decidir o que vai acontecer com o futuro do Campeonato Catarinense, ainda não tem data, mas deve acontecer na próxima quinta-feira, 13 de março.

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) deve decidir se paralisa o campeonato de forma imediata, ou se mantém os jogos da semifinal, sabendo que a competição pode ser suspensa futuramente. A FCF tem três dias para apresentar defesa, e os clubes interessados também podem entrar com processo no TJD-SC.

Em contato com a reportagem da NSC, a assessoria da FCF informou que a entidade ainda não foi citada no processo e que, por enquanto, os jogos do final de semana estão mantidos. No sábado (08), Santa Catarina e Avaí se enfrentam em Rio do Sul, às 17h45. No dia seguinte, Chapecoense e Joinville duelam no Josué Annoni, em Xanxerê, às 17h.

Nossa reportagem também entrou em contato com Barra, Joinville, Caravaggio, mas ainda não obteve retorno até o momento da publicação. O Marcílio Dias, por meio da assessoria de imprensa, informou que o clube permanece sem posicionamento a respeito, aguardando as decisões.


Relembre o caso

Caravaggio e Barra se enfrentaram no Estádio da Montanha, em Nova Veneza, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense. O Pescador precisava da vitória para se classificar para o mata-mata, enquanto o azulão lutava contra o rebaixamento.

A partida seguia zero a zero até o último lance do jogo, quando Natan fez o gol que daria a vitória ao Barra, aos 51 minutos do segundo tempo. O árbitro Bráulio da Silva Machado validou o gol em campo e, em seguida, encerrou a partida. Mas, depois, anulou o lance alegando falta no goleiro Arthur.

A decisão de Bráulio provocou irritação em jogadores e comissão técnica do Barra, resultando na expulsão do técnico Eduardo Souza. A vitória levaria o Pescador para o sétimo lugar, entre os classificados, tirando o Joinville do mata-mata e alterando dois confrontos das quartas de final – o Barra enfrentaria o Santa Catarina e o Criciúma jogaria com o Marcílio Dias.

Com o empate, o Barra foi eliminado. Nas quartas de final, o Santa Catarina eliminou o Marcílio Dias e o Joinville, que “herdou” a vaga, despachou o líder da primeira fase, Criciúma.

Fonte: NSC

Esquema especial de trânsito para semifinal do Catarinense em Rio do Sul Anterior

Esquema especial de trânsito para semifinal do Catarinense em Rio do Sul

Santa Catarina FC vai enfrentar o Avaí na semifinal do Catarinense Próximo

Santa Catarina FC vai enfrentar o Avaí na semifinal do Catarinense

Deixe seu comentário