logo RCN

Importa que o evangelho seja pregado e que eu venha ser direcionado por Deus

Leitura Bíblica: Filipenses 1.12-18 No texto em estudo, Paulo está relatando à igreja que, ainda que pareça que não, a sua prisão em Roma redundou em bênção, promovendo a pregação do evangelho a muitos soldados e ao despertamento de muitos irmãos para a obra de evangelização. Ainda que alguns a estivessem fazendo por motivos errados. Porém, Paulo não se preocupa em julgar a motivação do coração de ninguém, mas se alegra com o fato de que Jesus estava sendo anunciado.

Nesta lição vamos avaliar como o exemplo de Paulo nos ensina sobre nossas limitações em entender Deus e Suas ações. Como não temos uma compreensão exata a respeito do futuro e dos acontecimentos que fogem à nossa vontade, muitas vezes ficamos perplexos e sem entender muitas coisas. Mas a Bíblia não diz que devemos saber de todo o nosso futuro e de todos os planos divinos para nós, mas devemos confiar e obedecer a Palavra. O convite da Escritura a cada servo do Senhor é de que o justo viva pela fé (Hc 2.4; Rm 1.17; Gl 3.11; Hb 10.38). Paulo estava preso por amor ao Senhor e ao evangelho. Se fosse hoje, em dias que muitos estão pregando um "evangelho" de facilidades e prosperidade, a análise que muitos fariam é de que alguma coisa estava errada na vida do santo apóstolo. No entanto, ao ler os textos que Paulo escreveu na prisão, percebemos o seu entendimento sobre o propósito de Deus. Ele estava convicto de que a sua prisão tinha o propósito de fazer o Senhor conhecido pela guarda romana. Paulo sabia que o Senhor transforma cada dificuldade em oportunidade de fazer a Sua vontade e promover a Sua glória. Vejamos o que Paulo tem a nos ensinar sobre andar com Deus e experimentar a Sua vontade. "E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho" (Fp 1.12).

No versículo citado, Paulo está ensinando que há outro olhar, oculto a nós. A visão humana é limitada, mas a visão de Deus é perfeita, é a visão da eternidade, para a qual não existem limites temporais. O ontem, o hoje e o amanhã são a mesma coisa a partir da perspectiva divina. Quando passamos por lutas e provações somos tentados a questionar onde está Deus. No entanto, fé descansa na certeza que o Altíssimo está no trono e tem o domínio absoluto de tudo (Is 61.1; Ap 4.2).

Paulo, do seu ponto de vista, planejava ir para Roma como missionário para pregar o evangelho ali (Rm 1.11), mas acabou indo como prisioneiro. O homem de Deus, sempre ativo, agora estava completamente paralisado. Ele ficava algemado a um soldado romano 24 horas por dia.

Esta circunstância tão difícil poderia levar o homem de Deus a uma situação de depressão. A prisão poderia gerar em Paulo uma paralisação total. Porém, o apóstolo não se deixou abater e não parou, porque sabia que a sua vida estava na vontade de Deus e que o Eterno estava no controle de tudo.

A visão de Deus é sempre melhor que a nossa, ainda que nós não a entendemos, por causa das limitações da nossa humanidade. Portanto, fortaleça a sua fé e continue confiando no Senhor!

Lute pelos seus sonhos e nunca pelo sonhos de alguém. Deus é fiel.

Anterior

Religião ou Evangelho?

Próximo

Oportunidades, como encontrar?

Deixe seu comentário