logo RCN
Fach News

Fach News: Leia os temas da coluna de Lucas Fach

Confira o texto do colunista do JATV

Olá, queridos leitores! Após beirar o congelamento, o sol voltou a raiar na nossa amada cidade de Rio do Campo. Mas algumas manhãs, confesso que mexi no celular e no notebook com uma mão só, para "economizar" a outra, deixando embaixo dos cobertores. Aliás, um desses contatos foi com o meu amigo Klaus Dieter Diel de Taió, que há muitos anos lida com mídia impressa e teceu alguns elogios sobre essa coluna que me deixaram muito contentes. Reconhecer o que há de bom em um "adversário", mostra que você é forte. Agradeço as palavras e seguiremos buscando informar os nossos leitores. Vamos lá!

******************************  

Em tempos de pré-campanha, é muito difícil escrever sobre política. Qualquer manifestação, mesmo que involuntária, acaba sendo motivo de questionamentos sobre posicionamento. Assim como qualquer ser humano, tenho minhas preferências, mas procuro não as manifestar nesse espaço. Aliás, o JATV vem dando espaço igualitário a todos os pré-candidatos, já entrevistando todos de Taió e Rio do Campo, e iniciando nos próximos dias os de Santa Terezinha. Se a imprensa nacional tivesse esse posicionamento de isonomia, o Brasil estaria muito melhor. Que vença o mais preparado.  

******************************

Sempre pensando em tempos pós-pandemia, sugiro dois projetos de lei aos futuros vereadores. Um deles é um prêmio para os cinco espectadores que mais assistirem as sessões da Câmara de Vereadores. O incentivo da visita pode fazer com que o povo fiscalize mais de perto o trabalho do parlamentar. Sugeri esse projeto ao vereador Dudu Poffo de Taió logo no primeiro ano de mandato dele. Virou sucesso a ser copiado em outras cidades.  

******************************

Lembrei também de dois projetos que sugeri ao ex-vereador Paulinho Uhlmann. Um deles é a obrigação dos bancos disporem de guarda-volumes aos seus clientes. E o outro, talvez o mais importante, a obrigatoriedade de o município dispor protetor solar aos garis. Sabemos o quanto eles sofrem em dias de verão com o calor extremamente nocivo. O município que queira ser exemplo, precisa pensar em todos, inclusive nos garis que deixam a cidade limpa e bonita. Para a Prefeitura, esses centavos não farão diferença. Aos garis, a economia servirá para comprar outros itens na cidade. Ficam as sugestões.  

******************************

Peninha se licenciou do cargo de deputado federal e deverá participar ativamente das eleições, tentando fortalecer o MDB em Santa Catarina. No lugar dele, estará Jorge Goetten (PL). Nascido em Mirim Doce (na época pertencia a Taió), levou a Minister a ser uma das grandes empresas do estado. Sempre próximo ao Senador Jorginho Mello, poderá fortalecer o partido durante os quatro meses que será deputado. Com as sessões remotas, também poderá visitar várias cidades. Aliás, o ex-prefeito de Presidente Getúlio, Nilson Stainsack também poderá assumir, dependendo de alguns movimentos. Que não esqueçam do Alto Vale. Precisamos muito dos recursos federais.  

******************************

Não tenho TV aberta em casa. Só assisto YouTube e Netflix, ainda assim, bem pouco. Sábado fui visitar minha família e o único canal que pegava no quarto de visitas era a Globo. Zorra Total era o programa. A primeira "piada" foi uma zoação às músicas cristãs. Logo na sequência, uma tentativa de fazer rir envolvendo um ateu e um cristão. A zombaria desse canal poderá custar caro. O Porta dos Fundos precisou pedir desculpas por fazer piada com gordos. A Globo zomba do povo cristão e tudo bem. Não gostei. Da próxima vez, vou deixar a TV ligada em algum canal com chiado.

******************************

Para finalizar, nos últimos dias, tive a oportunidade de visitar alguns pontos da cidade de Taió. É uma bela cidade. Por mais que prefeito e vice não estejam em "lua de mel" um com o outro e a própria oposição conseguiu "rachar", esperamos que as eleições sirvam para unir a classe política que parece ter rompido de vez. Quem vencer o pleito, não deverá ter maioria na Câmara e precisará de "governabilidade". Que seja habilidoso, sem onerar os cofres públicos, e que os vereadores eleitos pensem no bem da cidade, ao invés do seu próprio umbigo. Fica a minha torcida.

 

Livro da semana: "Setembrino, o Rei do Gatilho" por Wanderlei Salvador

Filme: "Os 11 Supremos" - Os episódios estão "capsulados" no canal do Brasil Paralelo no YouTube  

Música: Cabelos Coloridos por João Vitor Kindel 

Anterior

Flordelis, Grávida de Canelinha e Política local por Lucas Fach

Próximo

'Ideia de Lei para Rio do Campo e outras cidades' por Lucas Fach

Deixe seu comentário