logo RCN
Fach News por Lucas Fach

Fach News: Curiosidade de Rio do Campo, empreendedorismo e Coronavírus

Confira a opinião do colunista Lucas Fach do JATV

data-filename="retriever" style="width: 100%;">


Olá, queridos leitores! Que loucura esse tal de Coronavírus, hein? Em poucos dias, isso tomou conta de tudo! É impossível começar uma conversa com qualquer pessoa sem tratar desse tema. Não sou infectologista e estou longe de ser especialista no tema, mas creio que o alarde é bom para a prevenção. Todos estão cuidando mais da higiene e o risco de propagação diminuiu bastante com medidas adotadas pelos nossos governos. Geralmente começo brincando aqui na coluna. Mas com esse tema, é difícil brincar. Pra mim, é impossível. Então, vamos lá!

****************

Aos poucos vou conhecendo a cidade de Rio do Campo. Em uma caminhada noturna "pelos becos do Centro da cidade", percebi algo muito legal. Entrei em praticamente todas as ruas que "desbocam" na 29 de Dezembro, a principal via da cidade. Em um local do Centro, percebi dois vasilhames: um com ração e outro com água para cães de rua. Um gesto tão simples, mas tão bonito e humano! Não sei quem é, ou quem são os responsáveis, mas merecem os parabéns. Lembro que em Taió a Gerda Kraemer teve essa iniciativa em um inverno, conseguiu doações e fez casinhas com cobertor na parte interna, além dos mantimentos. Sinceramente, não sei se esse projeto ainda continua em Taió. Mas mesmo assim, vale o registro.

****************

Esse assunto não é especificamente local, mas que também sirva de lição. Em meio a essa loucura de Coronavírus, uma farmácia aqui no estado foi lacrada pelo Procon por vender Álcool Gel por um preço abusivo. Estão de olho também nos preços cobrados pelas máscaras no mês passado, em comparativo com os dias atuais. Restringir ou querer lucrar nesse momento, é algo tão baixo. A Lei da Oferta e Procura (aumentar preços quando algo "está na moda") é válida. Pode aumentar o preço da roupa ou do penteado da estrela da novela. Isso não envolve vida/morte. Agora, querer ter lucro em cima disso é horrível. Pelo contrário, o preço deveria baixar ou até haver distribuição gratuita. Estamos de olho, nobres farmácias e drogarias da região!

****************

O tema acima me fez lembrar as enchentes quando eu morava em Taió. Como lá diziam, em alguns locais, era só "o cachorro urinar no poste" que alguns lugares já estavam alagados. O exagero é grande. Mas dois ou três dias com chuva moderada a forte, já deixava alguns locais da cidade com água na pista. Mas quando vinha a enchente mesmo, alguns (repito... alguns) estabelecimentos comerciais faziam a festa. Água mineral parecia que tinha ouro ou algum objeto de valor anexo pelo preço que cobravam. A água é só um exemplo, vários produtos eram vendidos a preços muito mais altos. Alguns desses comércios já fecharam. Outros, nunca mais botei os pés.

****************

Isso não é uma crítica. Apenas uma reflexão. Fico pensando no casal em que um trabalha em algum supermercado, e o outro trabalha em farmácia ou algum outro estabelecimento que não está com as atividades interrompidas durante essa epidemia de coronavírus. Com as creches fechadas, e muitas vezes sem ter onde deixar os seus filhos, fica complicada a vida dessas pessoas. Como ressaltei, não é uma crítica. Também é impossível agradar a todos analisando caso a caso. Mas a reviravolta na vida das pessoas nesta semana, foi algo bastante indesejado. Além de se preocupar com a doença, ainda tem essas idas e vindas da vida. Fazer o que...

****************

Vale o registro também de restaurantes que precisaram fechar. O pagamento de fornecedores e funcionários podem até ser adiados, mas não cancelados. Muitos começaram ou fortaleceram o "delivery", a entrega na casa dos clientes. Esse Alto Vale tá cheio de empreendedores! São inúmeros casos de sucesso que poderemos registrar após a normalização dessa pandemia. Tenho muito orgulho de viver em uma terra que o povo não deixa se abalar e se renova a cada dia. Parabéns!

****************

Dessa forma terminamos mais uma coluna. Essa semana, um pouco mais séria devido a tantas complicações que o mundo tem vivido nos últimos dias. Aos infectados, melhoras. Aos não infectados, cuidado. Além disso, ore/ reze/ mande energias positivas aos prejudicados. Faça do seu jeito. Não custa nada. Espero que na semana que vem, nosso encontro seja mais alegre. Até lá!


Anterior

Fach News: O Poço, Baby Felizardo e 'candidatura a prefeito'

Próximo

Coluna 'Fach News' por Lucas Fach

Deixe seu comentário