logo RCN

Deus é Misericórdia!

Nos últimos tempos os cristãos estão tendo um acesso mais livre à Bíblia Sagrada e cada vez mais que a estudam e rezam a sua 'Lectio Divina' vão conhecendo mais a Deus. Lá Ele é conhecido tal como Ele É! E ao conhecê-Lo, muitos começaram a alimentar um elo tão forte de confiança através da oração e da prática de vida que não cessaram mais acreditar e estudar as coisas de Deus.

Hoje, com as disparidades de cultos e religiões cristãs, a partir do luteranismo a Bíblia ganhou mais espaço e Deus é figurado tal como um prisma: ganhou várias cores! Vários tons! Dependendo da maneira como a Bíblia é interpretada, pode haver muitas maneiras de ver Deus: boas e más. A grande maioria delas não faz sentido e nem tão pouco são bíblicas (as maneiras de ver Deus)! Principalmente aquelas formas de falar de Deus como um grande castigador dos fracos e excluídos. Ou o uso da imagem de Deus para anular uma história de fé no coração de uma pessoa ou de uma família. Muitos dos que ainda não tiveram acesso a uma viagem pelo mundo sagrado da Bíblia ainda veem Deus como um grande acusador; um juiz sem misericórdia!

De fato, Ele é Juiz! Mas não como o víamos ou como é falado. O fato é que o nosso Deus é um Pai Misericordioso.

Ele é aquele Pastor que durante a noite fria e escura percebe que uma das ovelhas se perde do rebanho e se distancia do redil, em meio ao nada ela se fere, sente-se perdida e no desespero começa a gritar na esperança de que alguém a escute para regatá-la. E antes que o mercenário apareça o Pastor a encontra, toma em Seus braços e a leva de novo para o rebanho. Lá cuida das suas feridas, dá de comer e beber e a aquece em Seus braços. Sim! Ele é capaz de deixar as outras noventa e nove no redil seguras e sadias e ir à busca daquela que está perdida. Por que Ele faz isso? Porque Ele é Deus e misericórdia. Só por isso.

Deus é misericórdia. Deus é o abraço do pai que ao ver o filho perdido retornar para casa abre seus braços e sem julgamento terreno algum o acolhe e diz: "Aquele que estava perdido foi encontrado!". "Aquele que estava morto voltou à vida!" E dá um abraço do mais acolhedor o possível! O abraço que não deixa distância alguma para a dúvida e para a rejeição.

Deus é misericordioso com a gente sempre que reconhecemos nossas faltas e pecados! Ele é misericordioso na minha Igreja e em muitas outras igrejas onde posso apontar o dedo e dizer: Deus também se faz presente naquele lugar! O Deus da Bíblia levado a sério nas Igrejas é um Deus misericordioso; o contrário disso, não é verdade. Não é bíblico.

E como podemos ser misericordiosos como nosso Pai é misericordioso? Simples, faça obras de Misericórdia - seja caridoso (a)! Nas próximas linhas elenco o que a Bíblia pede que façamos, divido em duas partes. Primeira: OBRAS DE MISERICÓRDIA CORPORAIS: 1) Dar de comer a quem tem fome; 2) Dar de beber a quem tem sede; 3) Vestir os nus; 4) Dar pousada aos peregrinos; 5) Visitar os enfermos; 6) Visitar os presos; 7) Enterrar os mortos. E segunda: OBRAS DE MISERICÓRDIA ESPIRITUAIS: 1) Dar bons conselhos; 2) Ensinar os ignorantes; 3) Corrigir os que erram; 4) Consolar os tristes; 5) Perdoar as injúrias; 6) Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; 7) Rezar a Deus por vivos e defuntos.

            O que ganhamos com tudo isso? A salvação! É o que nos basta.

Anterior

As pessoas precisam de humanidade

Próximo

Início, meio e fim

Deixe seu comentário