logo RCN
Legislativo

Vereadores de Taió participam da Marcha em Brasília

  • Divulgação/Assessoria de Imprensa -

O presidente e o Vice- Presidente da Câmara de Vereadores de Taió, Valmor Zanghekini e Arno Xavier, participaram da Marcha dos Vereadores em Brasília. Os dois acompanharam a comitiva de cerca de mil vereadores de todo país, que estão na capital federal para debater sobre a situação política, saúde pública e Pacto Federativo durante a 14ª edição da Marcha. O evento que começou na terça-feira, 26/04, é promovido pela União de Vereadores do Brasil (UVB). A divisão das receitas tributárias é o principal assunto que levou os parlamentares ao encontro.

De acordo com a UVB, atualmente, 16% dos recursos arrecadados pela União são repassados aos 5.570 municípios brasileiros. Estados recebem 24% e o Distrito Federal, os 60% restantes. Zaghelini avaliou que a atual crise política do país e o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, prejudicam os municípios. "Essa estabilidade reflete nos municípios, percebemos isso em Taió, não há perspectivas de mudanças, por isso essa mobilização, estamos fazendo a nossa parte. Só com pressão e mobilização seremos ouvidos, nós vereadores, somos os para-choques da sociedade, por isso sentimos mais e percebemos a realidade no dia a dia."

Os dois parlamentares também aproveitaram a viagem para reivindicar recursos para o município de Taió. Eles percorreram os gabinetes dos deputados federais de Santa Catarina, João Rodrigues (PSD), João Paulo Kleinübing (PSD), Marco Tebaldi (PSDB), Rogério Peninha Mendonça (PMDB) e Jorginho Mello (PR). Xavier e Zanghelini também marcaram presença na sessão da Câmara Federal que discutiu o projeto que altera o indexador das dívidas dos Estados, e Santa Catarina pode ser beneficiado.  "Essa mobilização é importante, não está sendo justa essa distribuição de recursos. Se nós produzimos mais, geramos mais impostos, pelo certo, deveríamos receber uma fatia maior desse bolo", disse Xavier. Nesta sexta-feira (29), no encerramento do evento, os vereadores fazem uma caminhada entre o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Planalto do Planalto.

Anterior

Sub 9 de Taió dá show em quadra e fatura título na grama

Próximo

Vereadora de Taió defende uso da Fosfoetanolamina para tratamento de câncer

Deixe seu comentário