Bombeiros resgatam mulher após escorregar em encosta de 15 metros em Rio do Sul |
A íntegra da entrevista em vídeo também estará acessível no Facebook do JATV
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Recém-filiado ao Podemos (19), o Presidente da Câmara de Vereadores de Taió, Tiago Maestri, recebeu em casa, na terça-feira, dia 17, a equipe de reportagens do Jornal A Tribuna do Vale para falar de política. Confira os principais trechos da entrevista:
JATV - Sabemos que é difícil falar todas as coisas boas feitas em Taió nos últimos três anos e três meses da Câmara de Vereadores. Mas se fosse destacar três das principais obras ou ações, quais seriam?
TIAGO MAESTRI - A gente avalia como positivo o nosso mandato. Não acertamos em tudo, mas sempre buscamos o melhor. Não tem como não destacar essa parceria que fizemos entre Câmara e Prefeitura. Todos sabem que estive do lado oposto ao do prefeito Almir nas eleições, mas com a nossa amizade, conseguimos construir essa parceria. Não tenho dúvida que deu certo. Todos os vereadores aprovam projetos de forma rápida, principalmente no final do ano.
Destaco também as devoluções de recursos. Muitas coisas aconteceram em Taió em virtude disso, como instalação dos semáforos, foram comprados caçamba e espalhador de calcários, foi zerada a fila de exames, repassados recursos para Hospital e Apae, além de outras coisas.
Creio que esse legado, se adotado pelos próximos presidentes, será algo positivo pra cidade.
JATV - Todo mundo gosta de elogio, mas vida de político muitas vezes também é feita de críticas. Como o senhor lida com críticas de emissoras, redes sociais e afins?
TIAGO MAESTRI - Estou na vida pública há algum tempo. Quando você está à frente de algo, você vai sofrer mais críticas do que elogios. Sempre digo que nas redes sociais, é difícil pessoas do bem se manifestarem. Geralmente são as mesmas pessoas (que criticam). Então absorvo isso da melhor maneira possível, com a minha consciência e coração tranquilos. Às vezes as pessoas me dizem: "Ah, se fosse comigo". Eu não tenho ódio, nem rancor de nenhuma dessas pessoas. A gente sabe como é estar "do lado de lá". Eu, antes de ser político, também era crítico. Mas muitas coisas não dependem só da gente pra acontecer. Quando vejo que é preciso, a gente responde da maneira legal e correta. Mas quando vejo que na maioria das vezes, meios de comunicação utilizam mentiras e difamações pra criticar, nem perco o meu tempo.
JATV - Seu mandato está chegando ao fim. Como o senhor acredita acha que será lembrado no futuro pela população taioense?
TIAGO MAESTRI - As pesquisas indicam e as pessoas dizem que o principal será o fato da harmonia com a Prefeitura, como citei. Isso ficará marcado para todos os vereadores. Acontecem críticas, mas isso faz parte da democracia. Mas lá no final, na hora de aprovar o projeto que beneficia as pessoas, todos são de comum acordo.
JATV - Avalie o atual governo municipal, estadual e federal.
TIAGO MAESTRI - Como todo prefeito, Almir e Alexandre não vão acertar tudo. Sou defensor da gestão do Almir, pois muitas coisas de anos anteriores foram resolvidas agora. Isso não é fácil. Têm muitas coisas que precisam ser melhoradas. Mas temos que elogiar o prefeito Almir na questão do nascimento de crianças no hospital. Tem que melhorar? Claro! Algumas coisas, se eu estivesse lá, faria diferente. Mas não critico. Sei das dificuldades do dia a dia.
Tanto o Moisés, quanto o Bolsonaro, acho que precisaria mais harmonia entre os deputados e os governantes. Isso falta bastante no nosso governador. Parte da população achava que do dia para a noite seriam resolvidos os problemas no estado. Eu sabia que não seria assim. Não votei no Moisés. Nem é culpa dele. O sistema é assim. Precisa ter mais harmonia com a Alesc.
Assim como o Bolsonaro. Ele vai pro enfrentamento necessário. Gosto da maneira que ele trata a questão da família. Gosto quando diz que ele chegou lá por vontade de Deus. Ele também comete erros. É ser humano. Vejo que ele tem acertado mais do que errado.
JATV - O senhor declarou nos últimos dias sua filiação junto ao Podemos. Qual é o seu sentimento sobre o PSD, seu ex-partido.
TIAGO MAESTRI - Estou muito feliz no Podemos. Não escondo que fiquei chateado com o PSD. Eu estava filiado há 12 anos no partido e era o presidente há cinco anos. Eu era um lutador, um cara que correu atrás pra fazer o partido mais forte. Triplicamos o número de filiados. Mas essa é a democracia. Mudei de partido por não ter espaço no PSD. Acredito que faltou de algumas pessoas que tinham o poder de decisão de não me defender na hora que eu precisava ser defendido. De repente, o Tiago não servia mais. Não vou usar minha voz ou o meu tempo em tribuna para criticar essas pessoas. Agora sou pré-candidato pelo Podemos. Acredito que teremos três candidatos em Taió, eu sendo essa terceira via. Não guardo mágoa do PSD. Já temos 80 filiados no Podemos. Seremos uma das vias decisivas na eleição de Taió com muita humildade e simplicidade, sempre respeitando a opinião das pessoas. Todos tomarão as decisões juntos.
JATV - Por qual motivo o senhor gostaria de ser o prefeito de Taió a partir do ano que vem?
TIAGO MAESTRI - Enquanto Presidente da Câmara, tive três vezes a oportunidade de ser prefeito. Serei sempre grato ao Almir e o Alexandre por permitirem isso. Em 2016 abri mão, mesmo sendo um sonho meu. Agora continua sendo. Só você mesmo ou Deus podem acabar com os seus sonhos. Tenho vontade de me sentar naquela cadeira e continuar fazendo o trabalho que faço. Quero ter o tempo para poder atender ainda melhor as pessoas como prefeito.
E se Deus me permitir e eu tiver essa oportunidade de ser prefeito de Taió a partir do ano que vem, continuarei sendo esse Tiago acessível, prestativo, simples, humilde e sempre ouvindo as pessoas pra gente poder fazer um município ainda melhor do que ele está. Esses quatro anos me deram a oportunidade de ver o que está certo e errado. O que está certo, tem que continuar e o que está errado precisamos consertar e fazer o melhor para nossa cidade.
JATV - Deixe seu recado aos eleitores taioenses, para que votem de forma consciente na eleição deste ano.
TIAGO MAESTRI - Peço a quem ficou chateado comigo, por não consegui resolver algum problema, que tenham certeza de que não foi falta de vontade minha. O que pude fazer, eu fiz. O que não pude, realmente não estava ao meu alcance. Quero dizer a todos que esse meu sonho, essa minha vontade de ser prefeito de Taió continua muito viva em meu coração. Até por isso que saí de um lugar que eu estava confortável e fui buscar o meu espaço. Que Deus possa abençoar todas as famílias e cuidar de nós, e que possamos continuar nosso trabalho comprometidos com a população de Taió.
Deixe seu comentário