logo RCN
Almas Gêmeas

Casal de Taió nasceu no mesmo dia, mês e ano

Neoci e Waldir também se casaram no mesmo dia

Casados, Waldir Botzan e Neoci Teresinha Raitz Botzan carregam em suas vidas um fato interessante e nada comum. Ambos naturais da cidade de Taió. Waldir, que é artesão, nasceu na localidade Alto Palmital e sempre permaneceu morando no município. Já Neoci, professora, nasceu na Paleta, comunidade que hoje pertence a Mirim Doce. Neoci por algum tempo saiu de Taió, residiu na comunidade de Rio da Prata, em Rio do Campo, e depois também em Salete. Retornou a Taió em 1981.

Até aqui, tudo certo, nada anormal. O que não é normal é marido e mulher nascerem no mesmo ano, dia e hora. Ambos em casa, mas claro, casas diferentes. Esse fato bacana ocorreu no dia 02 de julho de 1966, às 20 horas, em Taió. Neoci, com o auxílio da mãe, Salete Maria Raitz, conta que no momento do seu parto a mãe estava sozinha "Enquanto meu pai foi buscar a 'Nona Velha', minha bisavó, Julia Sandri, minha mãe me teve sozinha. Depois também chegou a parteira Otília Peron para auxiliar". Já Waldir, por não ter mais seus pais vivos não sabe dizer quem fez seu parto. Waldir é filho de Olidio e Ruth Botzan, ambos falecidos. O pai de Neoci é o senhor Josmar Raitz.

E como se o fato de nascerem praticamente no mesmo momento não fosse motivo suficiente para muita comemoração em uma só data, Waldir e Neoci resolveram se casar também no dia 02 de julho. Porém, em outro horário "Casamos às 18 horas, era muito frio", diz Neoci. O casamento ocorreu num sábado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, em Taió, no ano de 1988, há 32 anos.

Embora nascidos na mesma cidade, Waldir e Neoci se conheceram apenas aos 22 anos de idade, e em outra data semelhante, um dia antes de fazerem aniversário, em 1º de julho. E no mesmo dia começaram a namorar. "Nos conhecemos na Danceteria Bugatti, em Taió, ficava em frente à Loja Tia Marta, era uma Danceteria bem famosa na região", conta Neoci.

Neoci também conta como foi a reação de cada um ao saber da coincidência na data e horário de nascimento "Nossa reação foi de espanto, de dúvidas, até que ele me mostrou a identidade". O casal namorou quatro anos e um dia até casar-se. E a ideia de se casarem no mesmo dia do nascimento foi de ambos, revela Neoci "A ideia foi nossa. Quando definimos a data estávamos noivos há quase quatro anos, e quando vimos que nosso aniversário seria num sábado, escolhemos esse dia".

Waldir e Neoci não tiveram filhos naturais "Tenho útero infantil", revela Neoci e complementa "Temos um filho, o Deiner Jardel Botzan, nosso filho amado, do coração. Enviado por Deus para nossas vidas no Hospital São Franscisco de Taió há 29 anos". Deiner foi adotado recém-nascido.

Para finalizar, Waldir e Neoci definem essa história especial e coincidente "Às vezes eu penso que erámos gêmeos, e Deus deu um para cada mãe". E para quem pensa que os signos definem as semelhanças nas personalidades, veja o que Neoci menciona: "Não somos parecidos! Somos totalmente diferentes. Eu sou explosiva, ele é calmo".

Anterior

Professores que se destacam serão homenageados em Taió

Próximo

'Não temos gente para fiscalizar' diz prefeito de Taió

Deixe seu comentário