logo RCN
Neve

Quais as localidades mais propícias para neve em SC?

  • - Por: Laura Rodrigues, Gilsânia Cruz e Marcelo Martins - Meteorologistas (Epagri/Ciram)

A neve prevista entre os dias 21 e 22/08/2020 pode acumular? Quais as áreas que podem ser atingidas?

O frio foi intenso no inverno de 2020, em Santa Catarina, mas com características de ar seco, o que favoreceu temperaturas negativas e geada. Até o momento, sem registro de neve, fenômeno associado a uma combinação de frio e umidade e com grande possibilidade de acontecer entre a próxima quinta e sexta-feira (dias 20 e 21/08), com o ingresso de uma intensa massa de ar polar no Sul do Brasil (ver Nota Epagri). Se a neve prevista se confirmar nos próximos dias, será a primeira de 2020 no Estado. O último registro foi em 02 de agosto de 2019, em São Joaquim.


Quais as localidades mais propícias para neve em SC?

Municípios no Planalto Sul, como São Joaquim, Urupema e Urubici, são os mais propícios para ocorrência do fenômeno, por serem os de maior altitude, registrando as mais baixas temperaturas.


A neve prevista entre os dias 21 e 22/08/2020 pode acumular? Quais as áreas que podem ser atingidas?

A neve prevista para essa semana tem chance de acumulo significativo, especialmente no Planalto Sul. E essa condição de neve se estende também para as áreas altas (acima de 700/800 m) do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.


Qual foi o caso de neve de maior abrangência em SC, atingindo várias regiões?

O evento que ocorreu entre 22 e 25 de julho de 2013, considerado histórico pela espacialidade e abrangência do fenômeno. Neste, foram quase 100 municípios com registro de neve, em grande parte das regiões catarinenses, o que representou cerca de 30% dos municípios do Estado. O fenômeno ocorreu até mesmo nas regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde os registros são raros, pela proximidade com o litoral.

Anterior

Após cinco meses dos primeiros casos, coronavírus chega a todas as cidades de SC

Próximo

Neve em SC: Entenda como fica o turismo na Serra em meio à pandemia

Deixe seu comentário