Bispo Emérito Dom Augustinho Petry é hospitalizado em Rio do Sul com suspeita de AVC |
Primavera começa com temperaturas acima da média em Santa Catarina
Não são apenas flores e calor que a primavera traz. Nesses meses da estação são comuns ventos fortes e chuva de granizo em todo o estado.
data-filename="retriever" style="width: 674.7px; height: 449.8px;">
Primavera traz cores aos dias mais quentes - Flávio Tin/ND
As cores da primavera já podem ser vistas pela cidade. Seja em jardins particulares ou praças públicas, os verdes das folhas e o colorido de flores e frutas anunciam que a estação de temperaturas amenas começou. E o início oficial foi na madrugada dessa segunda-feira, segundo o calendário astronômico.
O frio, que não teve uma atuação muito constante na cena do inverno, dá lugar a dias mais aquecidos e com noites amenas. De acordo com a Epagri/Ciram, a temperatura esperada para o trimestre (setembro, outubro e novembro) é de que seja um pouco acima da média em todo o estado. Na região da Grande Florianópolis, a máxima média do período é 23,5ºC e a mínima é 17ºC.
Em relação às chuvas, a previsão atual da Epagri/Ciram é de que nas regiões Oeste e Meio-Oeste haverá precipitações abaixo da média climatológica. Do Planalto ao Litoral, a previsão é de chuvas próximas da média.
A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, ressalta que a previsão para o período da primavera será atualizada na quinta-feira, dia 26, e de que é possível que as informações sobre a ocorrência de chuvas se alterem.
Gilsânia aponta que a primavera é uma estação de transição, pois há ainda resquícios do inverno e a característica mais marcante do verão começa a tomar posição a partir de outubro. "O dia começa com temperatura baixa e à tarde fica mais quente", comenta.
Ventos fortes
Não são apenas flores e calor que a primavera traz. Nesses meses da estação são comuns ventos fortes e chuva de granizo em todo o estado. Também faz parte do calendário a ocorrência de nevoeiros nesse período.
Prevenção de riscos
Nessa segunda-feira a Defesa Civil do Estado lança a Operação Primavera com o objetivo de reduzir os riscos de ocorrências durante ventanias, temporais e tempestades. Serão desenvolvidas diversas atividades com foco em ações preventivas.
Haverá atividades voltadas para a população catarinense com o objetivo de mostrar a importância de cada pessoa na prevenção e redução de riscos, como os cuidados a serem tomados durante tempestades.
No entanto, a Operação Primavera tem como foco auxiliar os municípios para que estejam preparados para dar uma resposta rápida às demandas.
"Sabemos que Santa Catarina fica localizada no maior corredor meteorológico da América do Sul e nosso trabalho busca gerenciar cada vez mais os riscos que os catarinenses estão expostos e mitigar as consequências destes", afirma o chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior.
Plano de contingência
O lançamento da Operação Primavera será realizado no Cigerd (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina), às 15h. Durante o evento também será realizada a entrega do Plano de Contingência das pontes da Ilha de Santa Catarina.
O objetivo do documento é orientar as ações necessárias em caso de algum incidente nas ligações entre a parte insular e continental da Capital. Ou seja, qual a resposta necessária em casos de acidente de trânsito, interrupção dos serviços anexos às pontes ou ainda por risco nas estruturas.
MARCELA XIMENES, FLORIANÓPOLIS
Deixe seu comentário