Vizinhos denunciam casa com mais de 200 gatos no Alto Vale |
A 9ª Feira Regional de Matemática, Ciências e Tecnologia, promovida pela Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió, aconteceu na última sexta-feira, 26, na EEB Professora Anair Margarida Voltolini, em Pouso Redondo. Nove projetos foram escolhidos por uma comissão julgadora para representar a ADR na Feira Catarinense de Matemática, que ocorre de 26 a 28 de outubro, em Timbó, e três trabalhos para a Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, ainda sem data definida.
Trabalhos Destaque - Matemática:
Educação Especial
Dim Dim Mática
Apae - Taió
Educação Infantil
O rei da pizza
CEI Conrad Heymans - Taió
Ensino Fundamental Séries Iniciais
Família e Escola: Um cálculo perfeito
EEF Dr. Waldomiro Colautti - Rio do Campo
Aprendendo matemática na ponta dos dedos
CEI Pombinhas - Pouso Redondo
Ensino Fundamental Séries Finais
Jogando e aprendendo: álgebra divertida
EEB Professora Anair Margarida Voltolini - Pouso Redondo
Menos sódio mais saúde
EEF Adele Heidrich - Taió
Compostagem
EEF Roberto Heinzen - Salete
Eureka! Tem matemática na história
EEB Bruno Heidrich - Mirim Doce
Ensino Médio
Fontes de água - Matematizando o nosso consumo de água
EEB Luiz Bertoli - Taió
Trabalhos Destaque - Ciências e Tecnologia:
Ensino Fundamental Séries Finais
Cisternas: Um método sustentável de utilização das águas pluviais
EEB Maestro Heitor Villa Lobos - Rio do Campo
Ensino Médio
Gerador isoelétrico utilizando água da chuva
EEB Luiz Bertoli - Taió
Superbactérias: A crescente ameaça da era pós-antibiótico
EEB Leopoldo Jacobsen - Taió
Ao todo, foram apresentados 41 trabalhos de Matemática e 27 de Ciências e Tecnologia, desenvolvidos por alunos e professores da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação especial das unidades escolares da rede estadual e municipal dos seis municípios da Regional.
A coordenadora da Feira, Marcia Peters Busarello, comemorou o sucesso da exposição, que contou com a presença de estudantes, pais e professores. "Os 68 projetos ensinaram muito. Alguns mostraram a quantidade elevada de açúcar ou de sódio que ingerimos, outros, como aproveitar melhor a água. Também foram apresentados projetos com um tema que está sendo bastante discutido nas escolas: gravidez na adolescência. Foi um dia de aprendizado para todos que visitaram a feira", destacou Marcia.
"Diversas formas de utilização da matemática e de ciências e tecnologia foram aplicadas nos projetos trabalhados em sala de aula. Aprender e construir o conhecimento dessa maneira é mais agradável para os estudantes", disse o gerente de Educação, Moacir de Melo.
O secretário executivo Jardel Fronza parabenizou a organização do evento. "Parabenizo todos os envolvidos, em especial a coordenação que realiza a Feira há nove anos com tanto empenho. Quero enaltecer também a participação dos alunos e professores, que tanto nos ensinam com seus projetos".
A Feira contou com a parceria da prefeitura de Pouso Redondo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o apoio do Instituto Federal Catarinense (IFC) e Unidavi.
Outras atrações fizeram parte da Feira, como a Mostra de Trabalhos do Ensino Médio Inovador (EMI), da EEB Luiz Bertoli, de Taió e da EEB Bruno Heidrich, de Mirim Doce e do Programa Mais Educação, da EEB Luiz Bertoli. A escola sede do evento também aproveitou a oportunidade para realizar a 2ª Mostra de Trabalhos sobre Diversidade e Temas Transversais.
Deixe seu comentário