logo RCN
PMSC

PMSC inicia combate à “Farra do Boi” na Operação Quaresma

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) informa que iniciou os trabalhos da Operação Quaresma, que será realizada até o dia 20 de abril. Com o apoio de órgãos da vigilância sanitária e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), os trabalhos têm o objetivo de agir de forma preventiva, evitando que a ocorrência de Farra do Boi chegue a acontecer, contribuindo para a proteção dos animais e a promoção do respeito à vida.

A ação visa o cumprimento da Lei nº 9.605/1998, contra as práticas de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. Além disso, a Lei nº 17.902/2020 estabelece multa de R$ 20 mil para pessoas que promoverem ou divulgarem a farra do boi; e multa de R$ 10 mil para participantes, comerciantes dos animais, proprietários dos veículos de transporte para a prática ou dono do imóvel onde ocorrer a farra. Em ambos os casos, os valor é dobrado em caso de reincidência.

A operação é de grande relevância, pois durante estas manifestações outras condutas estão associadas, como as desordens, perturbação do sossego, danos ao patrimônio público e privado, lesões corporais, vias de fato, ameaças, consumo e venda de drogas, entre outros ilícitos, caracterizando como trágica e criminosa esta prática que em período antigo se buscava denominar como “tradição açoriana”.

De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, “esta ação operacional visa prevenir e reprimir eventuais ocorrências desta natureza contra animais, comuns nesta época do ano, em algumas localidades do litoral catarinense. No ano anterior, foram registradas apenas quatro ocorrências e buscamos diminuir ainda mais este índice”.

A área de abrangência da Operação Quaresma inclui os municípios que compõem a circunscrição do 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), 3º CRPM, 8º CRPM e 11º CRPM, com especial atenção às regiões de cultura açoriana, em ações de forma integrada com demais órgãos de fiscalização sanitária estaduais e municipais.

Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina

Bombeiros de SC testam GPS de última geração para buscas com cães Anterior

Bombeiros de SC testam GPS de última geração para buscas com cães

Alesc volta a discutir projeto que proíbe presença de crianças na Parada LGBTQIA+ Próximo

Alesc volta a discutir projeto que proíbe presença de crianças na Parada LGBTQIA+

Deixe seu comentário