

Santa Terezinha
Santa Catarina lidera comercialização de tabaco na safra 2024/2025 - Foto: Alencar da Rosa -
Santa Catarina se destacou na safra de tabaco 2024-2025, liderando a comercialização entre os estados do Sul do país. Até 15 de maio, 84% da produção catarinense já havia sido vendida, conforme os dados divulgados pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
Ao todo, 188 municípios catarinenses cultivaram tabaco nesta safra. O número confirma a importância da cultura como principal fonte de renda para milhares de famílias agricultoras.
Mais famílias e área plantada maior
Neste ciclo, 138 mil famílias participaram da produção de tabaco nos três estados do Sul. Foram 309 mil hectares plantados, o que representa um crescimento de quase 10% em comparação à safra anterior.
As propriedades em Santa Catarina têm, em média, 14,5 hectares. No entanto, 38% das famílias vivem em áreas com até dez hectares. Além disso, 28,5% dos produtores não possuem terra própria.
Renda da agricultura familiar cresce com o fumo
A produção de tabaco impulsionou a renda da agricultura familiar. Somente nesta safra, a cultura gerou R$ 11 bilhões na região Sul, o que corresponde a 56% da receita agropecuária dos fumicultores.
O valor reforça o papel econômico do tabaco na sustentabilidade das pequenas propriedades e no equilíbrio do setor agrícola, especialmente em Santa Catarina, que concentra uma das maiores produções do país.
ÚLTIMAS
Santa Terezinha
Feminicídio
Tempo
Mel catarinense
Brasil
Rio do Campo
Santa Catarina
Tempo
ATENÇÃO
Segurança
Santa Catarina
Deixe seu comentário