Filhote de baleia-franca de 5,6 metros será submetido a necropsia para identificar causa da morte

Um filhote de baleia-franca foi encontrado morto na noite de sábado (29) na Praia da Gamboa, em Garopaba, no Sul de Santa Catarina. O animal media 5,6 metros de comprimento e terá a causa da morte investigada por meio de uma necropsia realizada neste domingo (31) pelo Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Quarto encalhe registrado na temporada

De acordo com o Instituto Australis, responsável pelo monitoramento ambiental da região, este é o quarto encalhe de baleia-franca na temporada reprodutiva de 2025 em Santa Catarina. O instituto ressalta que o número está dentro da normalidade esperada e pode aumentar em função da recuperação populacional da espécie. Casos de encalhe envolvendo baleias adultas são considerados raros.

Leia Mais: Bombeiros resgatam cachorro preso em armadilha em SC


Praia foi isolada para monitoramento

Após o registro, equipes do Instituto Australis isolaram a área para evitar a aproximação de curiosos. A Praia da Gamboa é conhecida por sua tranquilidade, sendo tradicional ponto de pesca e também procurada por surfistas.

Temporada de reprodução em SC

Na atual temporada, já foram contabilizados pelo menos 55 pares de fêmeas com filhotes entre a Praia da Pinheira, em Palhoça, na Grande Florianópolis, e Itapirubá Sul, em Laguna. Isso representa a presença de mais de 100 baleias-francas no litoral catarinense, reforçando a importância da região para a reprodução da espécie.


Siga-nos no